Vereadores participam de reunião com autoridades para debater medidas de segurança nas escolas
Hugo Crippa com informações Assessoria Prefeitura de Coxim

O vereadores de Coxim se reuniram nesta quarta-feira, junto com autoridades civis e militares, na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar, para debater medidas de segurança nas escolas de Coxim, visto que os recentes ataques em escolas pelo Brasil tem alterado e preocupa a rotina dos pais, alunos e profissionais da educação.
O encontro serviu para identificar as melhores alternativas para garantir a segurança nas escolas de Coxim, visto que recentemente o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), campus de Coxim, afastou estudantes por propagarem ameaças a pessoas LGBTQIAP+.
Segundo informou a prefeitura, por meio de nota oficial em seu site, existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação e rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil). O patrulhamento e as rondas escolares serão intensificados, inclusive com a ajuda do 47º Batalhão de Infantaria que fornecerá uma viatura à Polícia Militar para auxiliar nos serviços.
Como medida preventiva, a Secretaria Municipal de Educação está planejando instalar portões eletrônicos, vídeo porteiros, cercas elétricas e elevar os muros das instituições de ensino. O município criou uma frente de trabalho para ingressar a chamada pública para adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas, que prevê a destinação de recursos para o financiamento de projetos estaduais e municipais relacionados ao fortalecimento, ao aprimoramento ou à institucionalização de rondas especializadas, ou outras ações no enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno, no âmbito da Política Nacional de Segurança Pública – Sistema Único de Segurança Pública – e Fundo Nacional de Segurança Pública.
Os representantes das instituições foram unânimes em contribuir, para levar para as instituições escolares palestras a fim de passar orientações sobre medidas de prevenção a esse tipo de situação.
ORIENTAÇÕES E DENÚNCIAS
Outro ponto a ser destacado é que os pais auxiliem as forças de segurança pública e acompanhem os comportamentos dos filhos, vistoriem suas mochilas, vejam o que eles estão fazendo na internet, quais grupos estão participando e com quem estão conversando nas redes sociais.
Toda a população pode e deve denunciar casos suspeitos de ataques às escolas através dos canais disponíveis, no 190, telefone da Polícia Militar, ou 181, serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência no Estado de Mato Grosso do Sul.
O governo federal criou também o canal de denúncias Escola Segura, que recebe exclusivamente informações de ameaças e ataques contra as escolas. O link para acessar é: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura
Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.
REDES SOCIAIS
É importe ressaltar que, os casos de ataques e de supostas ameaças não é só em Coxim que estão acontecendo, mas sim em todo o país, e com a velocidade das redes sociais, muitas informações podem não ser verdadeiras, é preciso que se busque a veracidade antes do compartilhamento das notícias.
Espalhar Fake News (notícias falsas) é crime e pode terminar em prisão. Hoje a polícia trabalha com mecanismos e tecnologia suficiente para identificar notícias falsas e, principalmente, reconhecer os autores do conteúdo e quem os compartilha.
Estiveram presentes na reunião o comandante da Polícia Militar, Tenente-coronel James Magno Morais Silveira; o Prefeito de Coxim, Edilson Magro; o comandante do 47º Batalhão de Infantaria, tenente Coronel Marcus Alves; o Delegado de Polícia Regional, Dr. Arante Fagundes Filho; a perita criminal, Mayara Misutsu; o chefe da 6ª Delegacia da PRF, Rogério Barbosa; 1° tenente dos bombeiros, Heraldo Surubi Peralta; 1º sargento dos bombeiros de Coxim, Thiago Jahn; a secretária municipal de educação, Michelle Proença; o procurador do município de Coxim Dr. Flávio Garcia da Silveira; Conselheira Estadual, Valéria Ferreira de Araújo Oliveira, representando a OAB Coxim; representante da UEMS, Vanessa Bellaver; a diretora do IFMS, Angela Kwiatkowski; a diretora da UFMS, Silvana Zanchett; vereadores Ademir Peteca, William Meira, Adriana Nabhan, Ângelo Gari, Zanon Lamunier, Marcinho Souza, Marly Nogueira, Jefferson Aislan, Flávio Duarte, Carlos Henrique; e demais representantes e autoridades locais.

