Saúde

Vereador Luiz Eduardo solicita estudo para implantação de terceiro turno da hemodiálise no Hospital

Hugo Crippa

Hugo Crippa
Hugo Crippa

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim realizada nesta segunda-feira (19), o vereador e presidente da Casa de Leis, Luiz Eduardo, utilizou a tribuna para apresentar uma importante solicitação à direção do Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura. O pedido é para que seja realizado um estudo orçamentário, por parte do diretor da unidade, Devanir Junior, e da secretária municipal de Saúde, Fernanda Berigo, sobre a viabilidade da implantação de um terceiro turno de hemodiálise no hospital, com funcionamento às terças, quintas e sábados.

Segundo Luiz Eduardo, a solicitação é motivada por uma demanda crescente da população coxinense. "Conversei com a secretária Fernanda e hoje temos, em média, sete pacientes de Coxim na fila aguardando vaga para hemodiálise no próprio município", pontuou o vereador, destacando a necessidade urgente de ampliação do serviço.

O presidente da Câmara também mencionou a recente visita do deputado federal Geraldo Resende a Coxim, ocasião em que ambos estiveram no canteiro de obras do novo prédio da hemodiálise, cuja execução já se arrasta por 13 meses sem sair da fase de fundação. Preocupado com a lentidão da obra e ciente da necessidade de ampliação imediata do atendimento, Luiz entrou em contato com o parlamentar federal solicitando apoio financeiro para custear a nova etapa do serviço.

Luiz Eduardo, Deputado Federal Geraldo Resende e secretária de saúde Fernanda Berigo

"O deputado foi muito claro. Ele me disse: 'Se isso se concretizar e você fiscalizar, eu vou aportar o recurso'. A estimativa é que a implantação desse terceiro turno custe cerca de R$ 1,6 milhão, e nós sabemos que o município, sozinho, não tem como arcar com isso. O desafio está em garantir os recursos, com seriedade, transparência e responsabilidade", destacou Luiz.

O vereador também ressaltou que a ampliação da hemodiálise não depende apenas da boa vontade local, pois o serviço é regulado por uma central estadual. "Hoje temos pacientes de outros municípios vindo para Coxim fazer hemodiálise. Isso mostra que estamos nos tornando referência, mas ser referência também exige compromisso com a qualidade e com a ampliação do atendimento", afirmou.

Luiz Eduardo defendeu ainda que o município, com apoio do Governo do Estado, possa viabilizar o financiamento do novo turno, o que ampliaria significativamente a capacidade de atendimento do Hospital Regional. “Não é demagogia. É um esforço coletivo para garantir dignidade e qualidade de vida para quem depende desse tratamento vital”, concluiu.

Voltar para as notícias