Eventos

Marilene Gasperin destaca importância do Congresso de vereadores para debates e formação política

Com a presença de vereadores de vários municípios do Estado e de autoridades locais e estaduais, teve início nesta quarta-feira (19), o Encontro estadual de vereadores de Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Imprensa/CMC

:0.jpg
:0.jpg

Com a presença de vereadores de vários municípios do Estado e de autoridades locais e estaduais, teve início nesta quarta-feira (19), o Encontro estadual de vereadores de Mato Grosso do Sul. Realizado pela União das Câmaras de Vereadores de MS (UCVMS) e em parceria com a Câmara Municipal de Coxim, as palestras acontecem até sexta-feira (21), no Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Coxim).

Durante a abertura do Congresso, a presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereadora Marilene Gasperin (PSB), agradeceu a presença de todos no evento e salientou a importância desses debates para o desenvolvimento dos trabalhos dos parlamentares. “Participar dos debates, trocar experiências e informações, ajuda na nossa formação política. Que o aprendizado com as palestras possam ser aplicados no dia-a-dia de cada vereador e, assim desempenhar melhor seu papel em prol da sociedade. Sejam todos muito bem vindos a cidade do Pé de Cedro e a Capital do Peixe”.

O prefeito municipal, Aluizio São José (PSB), também destacou a importância do evento para o melhor desempenho dos trabalhos dos vereadores e disse que a atividade pública, ao longo dos anos e diante de tantos avanços e mudanças nas legislações têm passado por um processo de exigência e aprimoramento. “Cada vez mais o pensamento público tem nos exigido, seja de vereador ou prefeito, esse aprimoramento e a necessidade de estarmos mais próximos de alguns conceitos novos, de algumas exigências novas. A nós, devemos cada vez mais estar atentos a letra da lei para que possamos atuar em benefício do povo mas com a responsabilidade dos preceitos constitucionais que regem as nossas atividades”.

Também presente no evento, o deputado estadual Junior Mochi (PMDB), disse que a missão de um vereador é muito importante e relevante para a vida de uma cidade. “É fundamental que o próprio vereador se apodere de sua função, da importância dela e, acima de tudo, se coloque diante da sociedade como legítimo interlocutor, pois as grandes demandas da sociedade passam antes pela Câmara Municipal, isso porque é o vereador que tem acesso com a população.”

Junior Mochi também frisou que, na condição de deputado tem procurado exercer seu mandato em parceria estreita com os vereadores. “Eu tenho a satisfação de, em sete anos, ter sido um deputado com o maior número de proposições provenientes das câmaras municipais. Procuro fazer um mandato parceiro justamente para valorizar o trabalho de vereador, porque como legislativo estadual, não tem muito diferença, o que nós temos que fazer é agir e atuar”.

O presidente da UCVMS, vereador Jeovani Vieira dos Santos disse que destacou a importância deste congresso para a preparação dos vereadores no exercício parlamentar em seus municípios. “Estamos buscando várias maneiras de ir atrás de conhecimento para trazer aos vereadores, porque tendo um bom conhecimento podemos desempenhar um grande papel para os nossos munícipes.”

Jeovani dos Santos destacou ainda que, desde que assumiu a presidência da UCVMS, buscou realizar eventos que venham somar no conhecimento dos parlamentares. “Estamos tentando reerguer a União das Câmaras, no ano passado nos esforçamos ao máximo e este ano já iniciamos nossas tarefas. Agradeço ao Ministério Público de Contas por ter nos ajudado desde o começo, quando nos prontificamos a percorrer o Estado levando conhecimento para todos os vereadores, para que todos possam desempenhar seu papel com ética e respeito à população”.

Ainda participou da solenidade de abertura do evento, o assessor do procurador geral do Ministério Público de Contas, Dr. Reinaldo Guimarães Campos e, também compôs a mesa de autoridades, o capitão do 47º BI, Luzardo Dormneles Barreto.

Voltar para as notícias