Quarta-feira, 19 de Abril de 2023
PL de Vilmar Vendruscolo denomina auditório do Centro de Eventos como Geraldo Mochi

De autoria do vereador Vilmar Vendruscolo, o projeto de lei 3/2023 dispõe sobre a denominação do auditório do Centro de Eventos Ubirajara Gonçalves de Lima como Geraldo Mochi. O espaço fica localizado no bairro Piracema. A propositura foi aprovada na sessão ordinária desta segunda-feira, por unanimidade.

“O presente Projeto de Lei, tem como objetivo homenagear uma das figuras mais ilustres da cultura coxinense, onde deixou legado de músicas e poesias que enaltecem a cidade de Coxim e suas belezas naturais”, disse Vilmar.

Geraldo Mochi

Autor de uma das músicas mais icônicas “Bom Mesmo é Coxim”, Geraldo Mochi, filho de Antônio Mochi e Regina Luiza Gallo, nascido em Itápolis (SP) em 05 de abril de 1938, faleceu na madrugada de sábado, 13/11/2021, aos 83 anos de idade, de causas naturais.

Em Coxim ainda cultivou uma de suas paixões: lidar com a terra! Foi pequeno agricultor e teve plantações de abacaxi, banana, cacau, mamão, seringa.

Radialista na juventude na cidade natal com programa “O Sertanejo”, e em Campina dá Lagoa (PR), com programa de rádio (ao vivo) “Geraldo Mochi Show” onde foi vereador por 3 gestões e Presidente da Câmara Municipal, nos anos 60, quando o cargo não era remunerado, onde instituiu o hino municipal com letra de sua autoria.

Chega em Coxim com a família em março de 1980, funcionário da Monza tratores e produtor rural na região de Silviolândia, autor do livro Primavera no Outono, hoje na terceira edição que lhe garantiu uma cadeira na ALB (Academia de Letras do Brasil/secção Coxim), colaborador cultural, foi amigo de Zacarias Mourão nos anos setenta, o qual lhe apresentou o então “Estado de Mato Grosso e a cidade de Coxim” onde no ano de 1980 iniciou o programa “Resgatando Valores e Pescando talentos” na RVT (Rádio Vale do Taquari) com valorização da cultura local, que culminou com o poema ganhador do FORARTE.

Incentivado pelo professor Henrique Spengler e música de Lígia Mourão: BOM MESMO É COXIM, que reflete muito bem sua alma de POETA, sempre engajado politicamente colaborando dos lugares onde morou e acima de tudo um apaixonado por Coxim e pela VIDA.

Geraldo Mochi também foi presidente fundador da ACIAC (Associação Industrial e Agropastoril de Coxim) e cofundador da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).