Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2023
Nova sede do legislativo municipal já tem local definido
Fonte: Hugo Crippa/TV WEB CÂMARA

A Casa do Povo, como você conhece, está com os dias contados. Isso porque um novo prédio será construído em breve. A nova Câmara já tem endereço definido. Será na rua Barão do Rio Branco, ao lado do prédio da Defensoria Pública, no terreno doado pela prefeito de mais de 3 mil metros quadrados.

Vereadores aprovam doação de terreno para construção de nova sede da Câmara de Coxim

A Obra será custeada com recursos próprios, graças ao trabalho eficiente de economia da atual legislatura da Câmara, que só em 2022 gerou a maior economia do dinheiro público da história. “Iremos construir o prédio novo da Câmara e entregar à população Coxinense todo aquele esforço, toda aquela dedicação dos vereadores em economizar o dinheiro público para, enfim, entregar o serviço de qualidade”, disse o presidente Ademir Peteca.

Duodécimo: Câmara supera recorde histórico do ano passado e devolve mais R$1,2 milhão em 2022

Além do fato do atual prédio da Câmara ter mais de 50 anos. A iniciativa partiu por conta de uma ação civil pública movida contra o município de Coxim e a Câmara Municipal, questionando a falta de acessibilidade do prédio para as pessoas com deficiência. De lá pra cá, duas reformas foram feitas no pátio municipal, uma delas em 2011 e outra em 2015, mas nenhuma atendendo as necessidades do laudos exigidas pelo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

“Na questão de fiscalização, nós estávamos deixando a desejar. Como a Câmara vai exigir que os demais órgãos do setor do município tenham acessibilidade plena e total, proporcionando a todos os públicos a oportunidade de visitar e exigir seus interesses, seja o Procon, procuradoria, diversas secretarias em questões de acessibilidade aos públicos com necessidades especiais, se a própria Câmara Municipal não atende a essa determinação? E analisando o que seria o custo para demolir e construir um novo prédio neste mesmo local compensaria construir em um local diferente”, explicou o vereador William Meira.

SAIBA MAIS: Câmara de Coxim abre concurso para decidir arquitetura da nova sede do legislativo municipal

ESTRUTURA PRECÁRIA

No último dia 3 de janeiro, no dia da posse da nova mesa diretora da Câmara, a água da chuva tomou conta de vários cômodos do prédio. Chegando a alagar os banheiros da recepção e até os equipamentos de transmissão e som. A construção de uma nova Câmara irá assegurar a integridade física dos servidores e também população. A servidora efetiva do setor de licitação, Renata Gomes do Santos, sabe muito bem da importância dessa nova conquista.

“Essa Câmara já passou por várias reformas e hoje, devido ao tempo do prédio, que é muito antigo, ele não cabe a adaptação das exigências que o Ministério Público solicitou que a gente adequasse o prédio. Vai ser de fundamental importância, tanto para os vereadores, tanto os funcionários e para os cidadãos”, disse Renata.

A nova construção seguirá os mesmos padrões do novo fórum de Coxim, que antes também passava pela mesmo problema de acessibilidade. Após a conclusão, o atual prédio da câmara fará parte do executivo.