Quarta-feira, 14 de Abril de 2021
Vereadores unem forças com o poder executivo para melhorar as condições da Casa Lar dos Idosos
Fonte: Assessoria CMX | Jade Amorim
Foto: Assessoria

Na tarde de terça-feira, 13, os vereadores membros da Comissão de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, compostos pelas vereadoras Adriana Nabhan e Profª Marly Nogueira e pelos vereadores Abilio vaneli e Marcinho Souza, respectivamente como presidente, vice-presidente, membro e suplente; se reuniram com equipe multidisciplinar do executivo, como o vice-prefeito Flávio Dias, representante da mesa diretora da Câmara Municipal, o vereador e vice-presidente Flávio Duarte, e representantes da assistência social, da secretaria de saúde e do Hospital Regional Álvaro Fontoura para tratar das demandas e melhorias necessárias para os idosos residentes da Casa Lar Idade do Saber do município.

A comissão visitou a instituição localizada na Avenida Virgínia Ferreira, nº 381, no bairro São Judas Tadeu, lugar de muito fluxo veicular e de alto nível de perturbação do sossego. Mediante vistoria, os vereadores identificaram um ambiente insalubre para os dez idosos residentes, como acessibilidade precária (corrimão enferrujado, falta de rampas de acesso, etc), infiltração, mofo nas paredes e até esgoto a céu aberto.

“A intenção é que ao invés de se retirar os idosos para a reforma da casa que já é um imóvel alugado com gastos públicos, encontrar um lugar melhor para eles ficarem”, defendeu a vereadora e presidente da comissão Adriana Nabhan.

Além do que se diz respeito à moradia, a necessidade de um olhar especial à saúde desses idosos foi levantada. “As visitas médicas estão sendo realizadas a esses idosos de 40 em 40 dias, o que é inviável, precisamos que sejam no mínimo, quinzenais. Falta um cardápio adequado elaborado por nutricionista e também enfermeiros e técnicos para acompanharem as necessidades desses idosos”, apontou a vereadora e vice-presidente Profª Marly Nogueira.

A secretária de saúde, Lassalete Aparecida informou que há em andamento um processo seletivo para a ampliação do quadro médico do município, porém que a demanda será atendida e que o atendimento a esses idosos será intensificado. Ainda na reunião, foi confirmado que a nutricionista fará as consultas já no dia 20 de abril.

Foram ouvidos também, a representante da Casa Lar, Vilma Teorodo da Silva, e o Presidente do Conselho do Idoso, o senhor José Rodriguês Queiroz, que apresentaram suas experiências e realidades para todos os presentes. O vereador Abilio Vaneli argumentou que construir uma sede para esses idosos pode levar alguns anos, mas é um movimento que eles pretendem iniciar assim que as demandas mais urgentes forem direcionadas.

Já o vereador Marcinho Souza demonstrou satisfação com o resultado dos diálogos da reunião, afirmando que “esta reunião e a visita são o pontapé inicial para mostrar o interesse da nossa gestão de cuidar dos idosos do nosso município. Vocês podem ter certeza que essa comissão e esta casa de leis farão de tudo para trazermos melhorias”.