Terça-feira, 30 de Março de 2021
William Meira pede comitê para novo censo que pode garantir mais de 9 milhões ao ano para Coxim
Fonte: Assessoria CMC | Jade Amorim
Foto: Assessoria

Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim, o vereador e presidente William Meira por meio de indicação solicitou ao prefeito Edilson Magro a formação e designação de uma equipe para acompanhamento e fiscalização do trabalho de recenseamento que será realizado no município, que está defasado desde 2010.

Atualizando o Censo Demográfico, haveria a atualização do valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM (CF, Art. 159, I, b), que é a principal receita de Coxim e cujo cálculo leva em consideração o número de habitantes. O último censo foi feito em 2010 e devia ter sido atualizado em 2015, novamente em 2020, sendo prorrogado para 2021.

“Há uma expectativa que Coxim tenha bem mais que 33 mil habitantes e é importante que se faça uma força tarefa para reunir elementos para comprovar que a cidade tem mais de 40 mil habitantes, porque se comprovarmos esse número, passaremos a receber mais de 9 milhões ao ano, o que nos ajudaria a fazer investimentos em nossa cidade”, defendeu o vereador.

Durante a indicação para criação do gabinete para levantar elementos que possam provar que Coxim tem mais que 40 mil habitantes, foi sugerido algumas possíveis fontes de levantamento de dados de contingente populacional, como: dados do fornecimento de água, energia elétrica, esgoto, Correios, postes de iluminação, cadastro de pessoas nos postos de saúde e número de funcionários registrados no Ministério do Trabalho e Emprego.

“Eu quero cobrar que o prefeito faça esse gabinete o quanto antes porque o período de contestação do resultado do senso é de apenas 30 dias, e se deixar pra montar esse gabinete dentro desse prazo de 30 dias não vai dar tempo”, finalizou o vereador.