Na tarde desta quinta-feira (19), o Tribunal do Júri do Fórum de Coxim foi palco da cerimônia de diplomação dos eleitos e suplentes nas eleições municipais de 2024. O evento oficializa os mandatos que irão representar a população de Coxim pelos próximos quatro anos e contou com a presença de autoridades, familiares e imprensa local.
Foram diplomados o prefeito reeleito, Edilson Magro, e o vice-prefeito Flávio Dias, além dos 13 vereadores eleitos, que irão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal. Também receberam os diplomas os suplentes, que poderão assumir as cadeiras caso haja vacância no Legislativo.
A cerimônia foi aberta pela juíza eleitoral Tatiana Dias de Oliveira Said, da 12ª Zona Eleitoral, que destacou em seu discurso a importância da democracia, da liberdade e da responsabilidade que o cargo público exige. Ela também enfatizou o protagonismo feminino na política local, celebrando o fato de cinco mulheres terem sido eleitas para a Câmara, marcando um momento histórico para Coxim.
Os vereadores eleitos que atuarão na próxima legislatura representam uma ampla diversidade de segmentos da sociedade. Entre eles, sete foram reeleitos: William Meira (PSDB), Abilio Vaneli (PT), Marcinho Souza (UNIÃO), Ademir Peteca (REPUBLICANOS), Adriana Nabhan (MDB), Professora Marly Nogueira (PT) e Jefferson Aislan (REPUBLICANOS).
Dois parlamentares retornam à Casa após mandatos anteriores: Johnny Guerra Gai (PP) e Lúcia da AAVC (PP). Já Luiz Eduardo (PP), Mauricio Helpis (PSDB), Lourdes Assistente Social (PODE) e Simone Gomes (REPUBLICANOS) são novos representantes no Legislativo.
Confira a lista completa dos vereadores eleitos e seus partidos:
Além dos vereadores eleitos, foram diplomados os primeiros suplentes: Adelson Januncio de Lima, Armindo Batista dos Santos Filho, Carlos Henrique Ferreira da Silva, Flávio José Duarte, Francisco Rogério Souza Diniz, Marcos Ferreira Vaz e Sidney Assis Firmino.
As eleições municipais de 2024 em Coxim somaram 19.143 votos, sendo 18.414 válidos. Houve 197 votos anulados (sub judice), 292 nulos (1,53%) e 240 em branco (1,25%).
A cerimônia de diplomação representa a formalização do processo eleitoral, marcando o início de um novo ciclo político em Coxim, com renovação e expectativas de progresso para o município. A posse dos eleitos está marcada para acontecer no dia 1 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal, às 9 horas.
VEJA A GALERIA DE FOTOS DA CERIMÔNIA