Terça-feira, 07 de Maio de 2024
Praça do Distrito do Alves Planalto será Denominada Praça Dona Didi

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Coxim, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 05/2024, de autoria do vereador Vilmar Vendruscolo, que visa denominar a praça do Distrito do Alves Planalto como Praça Dona Didi.

A proposta do vereador é uma homenagem à memória e legado de uma figura icônica da região: a senhora Maria Guilhermina Spengler Mascarenhas, conhecida carinhosamente como Dona Didi. Nascida em Coxim no dia 09 de outubro de 1924, numa fazenda na Beira da Figueira, na Ponte do Taquari, Dona Didi foi uma mulher notável por sua acolhida, humildade e missão incansável de ajudar o próximo.

Na justificativa do projeto, o vereador destacou a importância de reconhecer o legado de Dona Didi para a comunidade coxinense. Ele ressaltou que amor e caridade eram atributos essenciais dessa senhora de idade avançada, mas de determinação inabalável em servir ao próximo e cumprir sua missão. Sua religiosidade e prática diária da caridade a tornaram uma figura inestimável para a cultura local.

“Dona Didi é considerada um verdadeiro patrimônio da cultura coxinense, um exemplo vivo do espírito comunitário e da solidariedade que permeiam a região. Sua história será agora eternizada na paisagem do Distrito do Alves Planalto, através da denominação da praça em sua homenagem”, disse.