Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
Câmara convoca população para decidir futuro do Pé de Cedro, Símbolo Icônico de Coxim

“No meu último repouso, na cidade de Coxim”, os versos de Zacarias Mourão, compositor da música Pé de Cedro, juntamente com Goiá, ecoam pelas ruas desta cidade, trazendo à memória não apenas de uma canção, mas um legado enraizado na comunidade coxinense. O Pé de Cedro, testemunha silenciosa de décadas de histórias e tradições, agora enfrenta um novo capítulo em sua jornada quase centenária.
Após anos de veneração e admiração, a triste notícia de sua morte, confirmada pelo laudo fitossanitário emitido pelo biólogo Evaldo Benedito Souza na última semana, ecoou pelos corações dos coxinenses. Mas com ela veio também a determinação de honrar seu legado de forma digna e respeitosa.
No dia 9 de maio, às 18h, está marcada uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Coxim, que determinará o futuro do Pé de Cedro, ícone natural que há décadas testemunha a história e a cultura desta cidade. Esta audiência oferecerá uma plataforma para que tanto o poder público quanto a sociedade civil expressem suas ideias e opiniões sobre o futuro do Pé de Cedro.
A Audiência Pública se apresenta como um momento crucial para definir o legado do Pé de Cedro e garantir que sua memória perdure de uma forma significativa e respeitosa. Questões como a possibilidade de plantar uma nova árvore no local ou erguer um monumento em homenagem ao Pé de Cedro serão discutidas, considerando a importância histórica e cultural que essa árvore representa para a comunidade local e para todo o estado de Mato Grosso do Sul.

O pé de cedro

Do plantio, quando o cantor e compositor Zacarias Mourão ainda era criança, se passaram cerca de 85 anos. Anos depois, devido ao sucesso da canção, interpretada por diversos outros artistas, a música ecoou e também fez o pé de cedro se tornar símbolo cultural de Coxim e hino da cidade.
Em sua existência a árvore sofreu por ação do homem e da própria natureza, em 2006, no entanto, um raio atingiu a árvore durante uma tempestade, quando perdeu parte de sua estrutura. Na ocasião, foram feitas amarrações com cabos de aço, garantindo a sustentação, porém, a árvore foi afetada por pragas naturais.

Quem foi Zacarias Mourão

Além de ser o compositor da famosa música Pé de Cedro, Zacarias foi uma figura essencial na formação cultural e identidade de Coxim. O Documentário "Um Pedaço do Céu", produzido pelos jornalistas Hugo Crippa, Karla Lyara e Douglas Queiroz oferece um vislumbre da vida e obra desse poeta amado. Este documentário, disponível por meio deste link, é uma oportunidade para todos conhecerem mais sobre a vida e legado de Zacarias Mourão, e entenderem melhor sua conexão única com nossa cidade.