Terça-feira, 30 de Abril de 2024
Seminário marca caminho para criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Coxim

Na manhã desta terça-feira, dia 30 de abril, o plenário da Câmara Municipal de Coxim foi palco do tão aguardado I Seminário da Implantação do Conselho da Pessoa com Deficiência. Uma iniciativa que reflete o compromisso com a inclusão e a diversidade, além do combate ao preconceito e à discriminação, essenciais para uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária.

O evento, marcado por momentos emocionantes e de grande importância, contou com uma belíssima apresentação cultural dos alunos da APAE, que encantaram a todos com o teatro "Um Ser Diferente", e dos alunos do Centro Municipal de Pré-Escolar - Caminho das Letras - Pré II, com a apresentação "Cuida de Mim", sob a orientação das professoras Renata e Luiza.

Além disso, estiveram presentes na mesa de autoridades o vereador Ademir Peteca, o prefeito Edilson Magro, o secretário de Cidadania e Assistência Social, Rudnei Vendruscolo, e o presidente da APONEC, senhor Luciano José Bernardino, que contribuíram significativamente para o êxito do evento.

Um dos momentos marcantes do seminário foi a leitura da mensagem do projeto de lei de criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, protocolado junto ao presidente da Câmara Municipal. O projeto agora seguirá para tramitação na Câmara, onde espera-se sua aprovação para que se torne uma importante ferramenta na promoção dos direitos e da qualidade de vida das pessoas com deficiência em Coxim.

Luta e Valorização

A pauta da pessoa com deficiência, que ganha cada vez mais relevância em âmbito mundial, teve sua origem na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Diante desse contexto, a Prefeitura Municipal de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, organizou uma comissão para discutir e implantar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Após intensos encontros e discussões, a comissão decidiu pela realização deste importante seminário, com o objetivo de promover a participação social da pessoa com deficiência e fortalecer os princípios da inclusão e diversidade em Coxim.

O I Seminário da Implantação do Conselho da Pessoa com Deficiência foi, sem dúvida, um marco para a cidade de Coxim, reafirmando o compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade, e demonstrando que, juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.