Terça-feira, 26 de Março de 2024
Câmara aprova requerimento cobrando esclarecimento e medidas rápidas para preservação do Pé de Cedro

Na noite desta segunda-feira, 25 de março, a Câmara Municipal de Coxim convergiu em uma decisão de suma importância para a preservação do patrimônio natural e cultural da região. Por unanimidade, foi aprovado o requerimento de número 27/2024, apresentado pelos vereadores Abilio Vaneli, Carlos Henrique, Marcinho Souza e demais vereadores como coautores, endereçado ao Prefeito Edilson Magro, ao Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Braga Candido, e ao Diretor Presidente da Fundação de Cultura, Desporto e Lazer, Darinei da Silva Nery.

O requerimento em questão, cobra explicações e solicita medidas urgentes para avaliar e intervir na situação do emblemático Pé de Cedro, símbolo incontestável da cultura Coxinense. Esta árvore, plantada pelo saudoso Zacarias Mourão, enfrentou severos danos desde um vendaval ocorrido em 2006, que comprometeram parte de sua estrutura.

Os parlamentares expressaram preocupação diante dos rumores e sinais que indicam a possível morte do Pé de Cedro. Com o intuito de garantir uma abordagem técnica e fundamentada, o requerimento solicita a realização de um estudo definitivo por parte de biólogos. Este estudo determinará se a árvore ainda mantém sinais de vida e se há possibilidade viável de recuperação.

“Na minha opinião, desde 2006, todas as gestões foram omissas com relação ao zelo, o cuidado ao maior patrimônio cultural e histórico que nós temos. Há dois meses estou tratando dessa situação verbalmente com os gestores, angustiado com a demora em se tomar providências. Precisamos de um laudo técnico para saber se o Pé de Cedro já está morto ou há possibilidade de recuperação”, disse o vereador Abilio Vaneli, que ainda questionou uma nota publicada pela Prefeitura Municipal dizendo que há 1 ano vem tomando medidas sobre essa situação. “Quero que apresentem para essa Casa quais são as medidas que estão sendo tomadas há quase 1 ano”, indagou.

A preservação do Pé de Cedro não é apenas uma questão ambiental, mas também um compromisso com a memória e identidade de Coxim.

“Valorizar a lembrança e a memória do Pé de Cedro é valorizar a cultura coxinense, por isso sou a favor que tome todas as medidas necessárias em relação ao Pé de Cedro”, disse o vereador Flávio Duarte.

A árvore representa uma conexão vital com o passado e um símbolo de resiliência frente aos desafios naturais. A expectativa agora é que as autoridades competentes ajam prontamente em resposta a esse apelo unânime da Câmara Municipal.

“Nós precisamos fazer um recorte temporal e saber entender o quanto a gente pode ou não contribuir pra preserva a história e memória do Pé de Cedro. Não é competir quem mais ajudou ou quem menos ajudou na preservação desse símbolo da cultura coxinense, é saber quais as medidas nós podemos tratar para entender a melhor alternativa pra preservar ele quanto estrutura física, a memória dele e nós ainda não temos elementos pra saber quais medidas tomar. E o requerimento é exatamente pra isso”, disse o vereador William Meira, líder do prefeito na Câmara.

Audiência Pública

O vereador Abilio Vaneli ainda apresentou uma indicação, baseado no laudo que ainda será apresentado, de realizar uma Audiência Pública com a sociedade para definir quais medidas tomar para preservar a árvore símbolo da cidade.

“Antes de qualquer coisa, precisamos do laudo que comprove e diga a situação real do Pé de Cedro. Tenho certeza que o prefeito Edilson Magro, junto com esta Casa de Leis tomará as medidas para resgatar a árvore símbolo de nossa cidade”, completou o vereador Marcinho Souza.

O presidente da Câmara, o vereador Ademir Peteca, informou que já adiantou o assunto com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e que medidas serão tomadas.

“Conversei com o Saimon e ele nos adiantou que está sendo elaborado um processo de contratação e que em breve esse laudo deve sair. A partir daí, tenho certeza que tomaremos, junto com a sociedade, a melhor decisão”, completou o presidente da Câmara, o vereador Ademir Peteca.