Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023
Adriana tem PL que visa combater a violência doméstica aprovado por unanimidade

Nesta segunda-feira, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim-MS, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei de autoria da vereadora Adriana Nabhan, que institui a Campanha "Sinal Vermelho" contra a violência doméstica no município. A iniciativa tem como objetivo principal oferecer auxílio rápido a mulheres que estejam enfrentando situações de violência doméstica ou familiar.

Segunda Adriana, a Campanha "Sinal Vermelho" estabelece formas discretas e acessíveis para as vítimas pedirem socorro. O pedido pode ser realizado de duas maneiras: verbal ou por meio de um sinal, preferencialmente desenhado em vermelho na mão, na forma de um "X", utilizando batom, caneta ou qualquer material acessível.

A vereadora pelo MDB e presidente da Comissão de Defesa da Mulher, liderou a elaboração do projeto com o intuito de proporcionar às mulheres vítimas de violência doméstica uma maneira segura e discreta de pedir ajuda. A abordagem, que pode ser feita de forma silenciosa e sem chamar a atenção do agressor, visa romper o ciclo de violência e agilizar o processo de proteção às vítimas.

A aprovação unânime do projeto evidencia a sensibilidade da Câmara Municipal de Coxim em relação à questão da violência doméstica e a necessidade de ações concretas para combater esse grave problema social. O "Sinal Vermelho" representa um passo significativo na direção de um município mais seguro e comprometido com a proteção das mulheres.

“Agora, com a aprovação do projeto, espera-se que a campanha seja amplamente divulgada na comunidade, envolvendo estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e a sociedade civil para garantir que as mulheres em situação de vulnerabilidade saibam como acionar ajuda de forma discreta e eficaz”, disse Adriana.

Nabhan ressaltou a importância da participação de todos os setores da sociedade na disseminação da campanha e no acolhimento das vítimas, destacando que a união de esforços é essencial para o sucesso da iniciativa.