Terça-feira, 17 de Outubro de 2023
Câmara aprova projeto de lei que Institui o Dia do Pescador no calendário de eventos de Coxim

Na sessão ordinária desta segunda-feira (16), foi aprovado por unanimidade, o projeto de lei, de autoria do vereador Zanon Lamunier, em parceria com os vereadores Ademir Peteca e Adriana Nabhan, que estabelece o "Dia do Pescador" no calendário oficial de eventos da cidade. A data escolhida para as comemorações é o dia 29 de junho de cada ano.

O "Dia do Pescador" é uma homenagem aos trabalhadores que desempenham um papel fundamental na economia, cultura e sustentabilidade de Coxim. A pesca é uma atividade que está intrinsecamente ligada à história e identidade do município, e esse projeto de lei reconhece a importância desses profissionais e de sua contribuição para a região.

De acordo com o texto aprovado, o Poder Público Municipal será responsável por coordenar, em colaboração com entidades e grupos organizados relacionados à pesca, diversas ações alusivas às celebrações do "Dia do Pescador". Além disso, a prefeitura terá a prerrogativa de estabelecer parcerias com instituições públicas, privadas e organizações não governamentais interessadas em apoiar e enriquecer as celebrações.

O vereador Zanon Lamunier, proponentes do projeto, expressou sua satisfação com a aprovação unânime da iniciativa e destacou a relevância da pesca em Coxim: "A pesca desempenha um papel significativo na história, economia, cultura e identidade do nosso município. É fundamental reconhecer e homenagear os pescadores, que contribuem para o desenvolvimento econômico local, além de preservar e promover a sustentabilidade dos recursos pesqueiros em nossa região."

Ele acrescentou que ao estabelecer o "Dia do Pescador" como um evento oficial, o poder público municipal poderá coordenar e apoiar a realização de atividades festivas, educativas e culturais em parceria com entidades e grupos relacionados à pesca. Isso não apenas valorizará a profissão do pescador, mas também fortalecerá o reconhecimento do papel essencial desses trabalhadores na comunidade.