Terça-feira, 17 de Outubro de 2023
Câmara aprova PL de autoria do vereador Marcinho Souza que Institui Semana Municipal da Juventude

Em uma decisão unânime, a Câmara Municipal de Coxim aprovou nesta segunda-feira (16), na sessão ordinária, o projeto de lei de autoria do vereador Marcinho Souza (PSB), que estabelece a Semana Municipal da Juventude no calendário oficial do município. A semana incluirá o dia 12 de agosto, já reconhecido como o Dia Nacional da Juventude de acordo com a Lei Federal nº 10.515/2002.

O projeto, que visa promover a conscientização, educação e participação dos jovens, estabelece uma série de ações a serem realizadas durante a Semana Municipal da Juventude. Dentre as principais metas estão: Informação sobre os Direitos dos Jovens; Conscientização sobre o Papel Cidadão; Formação nas Dimensões Sociais, Políticas e Culturais; Conscientização sobre os Malefícios do Uso de Drogas, Álcool e Cigarro, entre outros.

Além disso, o projeto prevê que o Poder Executivo Municipal possa estabelecer parcerias públicas e privadas para a realização conjunta das ações durante a Semana Municipal da Juventude. Isso permitirá uma abordagem mais abrangente e eficaz para atender às necessidades e interesses dos jovens do município.

Uma disposição adicional interessante é que, sem prejudicar o calendário oficial, a Câmara Municipal de Coxim poderá instituir uma plenária durante a respectiva semana. Isso possibilitará a participação ativa de líderes de bairros e comunidades, permitindo que demandas e propostas específicas da juventude local sejam ouvidas e debatidas pelos vereadores.

O vereador Marcinho Souza, autor do projeto, expressou seu entusiasmo quanto à aprovação unânime da iniciativa. Ele afirmou: "A Semana Municipal da Juventude é uma oportunidade para o município de Coxim promover ações que contribuam para o desenvolvimento integral dos jovens, garantindo-lhes direitos, educação, cultura, saúde, lazer e participação social.", disse.