Terça-feira, 12 de Setembro de 2023
Vereadores derrubam dois vetos do executivo a projetos de origem parlamentar

Na segunda reunião ordinária do Plenário no mês de setembro, nesta segunda (11/9), foram rejeitados dois vetos do Executivo a projetos de iniciativa parlamentar. Por 10 a 1, a Câmara decidiu pela derrubada do veto total ao PL 1948/2023, de autoria do vereador Ângelo Gari, que cria o “programa mata-burro rural e dá outras providências.

O parlamentar destacou que sua proposta (veja a matéria) é inspirada em promover a qualidade de vida dos residentes e produtores da Zona Rural.

“Este não é um projeto que força o prefeito a fazer mata-burros, mas que visa facilitar o acesso da população que utiliza a linha de ônibus escolar e também o escoamento dos produtos da região, que faz a economia da nossa cidade girar”, disse.

Já por decisão unanime, ficou decidida a derrubada do veto ao PL 1951/2023, de autoria do vereador Abilio Vaneli, que dispõe sobre a instalação de sistema permanente de vigilância e segurança nas Escolas Públicas Municipais, Privadas de educação básica no âmbito do Município de Coxim e dá outras providências.

Vaneli teve o Projeto aprovado em julho deste ano (veja a matéria) e apesar de não concordar com o veto, entrou em consenso com o executivo e apresentou algumas modificações ao texto.

“Não vou me ater a rebater em relação aos argumentos lançados pelo Poder Executivo para apresentar o veto ao projeto de lei. Esse projeto tramitou e foi aprovado por unanimidade, porque esta Casa entendeu a importância e a necessidade do projeto. No entanto, para que a gente não fique se digladiando sobre isso, nós, em conversa com a gestão, pactuamos que vamos fazer três emendas ao projeto, visando dar mais tranquilidade para o Poder Executivo, que se fundamentou basicamente na dificuldade financeira, ou seja, na falta de orçamento para poder implementar o projeto nas unidades de ensino do município de Coxim”, explicou o vereador.