Terça-feira, 12 de Setembro de 2023
Aprovado: Adriana propõe mudança de nomes de ruas do bairro Nova Coxim em Homenagem a Figuras Locais

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim desta segunda-feira foram aprovados, por unanimidade, dois projetos de lei, de autoria da vereadora Adriana Nabhan. Os projetos de lei nº 22/2023 e nº 23/2023 propõem a alteração dos nomes de duas importantes ruas no Bairro Nova Coxim, prestando homenagem a figuras queridas e reconhecidas pela comunidade.

A Rua L, localizada no Bairro Nova Coxim, agora será oficialmente denominada Rua Julia Maria de Freitas Alexandre, a Rua F, também situada no Bairro Nova Coxim, passará a se chamar Rua Alcides Hirata, e a Rua Onôr Teodoro da Silva, localizada no trecho compreendido entre as ruas F e J, em honra a outra figura notável da cidade.

A vereadora Adriana, autora dos projetos de lei, destacou que as propostas foram apresentadas em resposta a um pedido da própria população da região, que via na mudança de nomes das ruas uma forma justa e significativa de homenagear essas duas personalidades que tanto fizeram pela comunidade local e que agora são lembradas de maneira oficial.

A aprovação unânime dos projetos de lei demonstra o apoio unificado dos vereadores à iniciativa, refletindo o reconhecimento da importância de preservar a memória das figuras locais que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e o bem-estar de Coxim. A cidade, mais uma vez, reafirma seu compromisso com a valorização da história e daqueles que a construíram.

JULIA MARIA DE FREITAS ALEXANDRE

Natural de Tanabí, Estado de São Paulo, nasceu em 31 de maio de 1948, filha de Julio de Freitas Filho e de Dinah Delci Malagoli. Julia Maria desenvolveu as atividades de comerciária, telefonista e Lides do Lar. Artesã por vocação, casou-se com Adelino Alexandre Lopes. Desse casamento nasceram Rafael Freitas Alexandre e Janine Freitas Alexandre Teodoro. Em outubro de 1988 com a transferência de seu esposo para a cidade de Coxim-MS, Julia Maria, esposa e companheira dedicada por mais de 34 anos, passa a fazer parte da sociedade coxinense. Em 2019, acometida de câncer, mesmo lutando com fé e coragem, veio a falecer.

ALCIDES HIRATA

Nasceu em 21 de julho de 1945, em Promissão-SP, casou-se em 20 de outubro de 1977, com Catarina Cazuko Hirata. Do casamento nasceu Karina Kazume Hirata. Residiu em Coxim de 1981 a 2014. E por longos anos desenvolveu suas atividades no Hotel Pescatur, onde ele morava com a família e tocava um conceituado restaurante, localizado as margens da BR-163, na saída para Campo Grande. Morreu na madrugada de 2/10/2014, vítima de uma parada cardíaca, aos 69 anos.

NONÓRIO TEODORO DA SILVA

Nasceu aos 18 de abril de 1945, na cidade de Coxim-MS, filho do casal, já falecidos, Nonório Teodoro da Silva e Semiramis Duailibe Silva. Em uma festa na cidade de Coxim, com 19 anos, Onôr conheceu a rio-verdense Nélida, sua esposa e companheira de vida por 53 anos. Dessa união nasceram quatro filhos, Kenedy, já falecido, Geany Maria, Onôr Júnior e sua caçula Oneti, também já falecida. Trabalhou no Banco Financial, depois no Banco do Brasil, em Coxim. Em Rio Verde, trabalhou como chefe da extinta Sucam. Homem atuante foi venerável na Loja Maçônica Filhos de Hiran e depois transferiu para Maçonaria Acácia, em Coxim. Por 14 anos, viveu um grande sonho chamado “Rancho do Onôr”, uma propriedade às margens da BR-163, no bairro Nova Coxim. Essa propriedade estreitou e fortaleceu a convivência entre seus dois irmãos, Bertolino, conhecido como “Tatá” e Agenor, já falecidos. Foi com profundo pesar que a cidade de Coxim-MS recebeu a notícia de seu falecimento em 11 de março de 2021, por complicações da Covid-19.