Terça-feira, 12 de Setembro de 2023
De autoria de Marcinho Souza, Câmara aprova PL Instituindo o Dia Municipal da Síndrome de Williams

Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, a Câmara Municipal de Coxim aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 21/2023, de autoria do vereador Marcinho Souza. A medida visa instituir no Calendário Oficial do Município de Coxim o "Dia Municipal da Síndrome de Williams," que será comemorado anualmente no dia 7 de novembro.

A Síndrome de Williams, uma desordem genética do cromossomo 7 que afeta crianças de ambos os sexos, é pouco conhecida pelo público em geral. No entanto, esse projeto de lei tem como objetivo não apenas conscientizar a comunidade sobre a síndrome, mas também mostrar solidariedade e apoio às famílias que enfrentam os desafios relacionados a essa condição genética.

De acordo com a justificativa apresentada pelo vereador Marcinho Souza, a Síndrome de Williams pode levar a problemas de desenvolvimento, afetando diversas áreas da vida das crianças que a possuem. A criação do Dia Municipal da Síndrome de Williams é uma iniciativa nobre para dar visibilidade à condição e promover a compreensão, empatia e inclusão das pessoas afetadas.

“É importante trazer à tona esse tema, para que a população conheça um pouco mais sobre essa doença, mas também para que haja mais ações de políticas públicas para dar mais qualidade de vida para essas crianças e famílias”, disse o vereador.

O projeto de lei foi amplamente debatido na Câmara de Coxim, e todos os vereadores se mostraram favoráveis à sua aprovação. A medida foi elogiada por diversos membros da comunidade, incluindo pais de crianças com Síndrome de Williams, que veem nessa iniciativa um passo importante para sensibilizar a sociedade e promover a inclusão dessas crianças.