Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023
Vereadores participam de aula inaugural que marca retomada do PROERD nas escolas municipais
Fonte: Hugo Crippa
Hugo Crippa

Nesta quarta-feira (23) os vereadores Ademir Peteca e Adriana Nabhan visitaram a Escola Municipal Marechal Rondon para participar da aula inaugural da retomada das atividades do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) no município.

O PROERD, que estava inativo por uma década, renasceu graças ao incansável empenho dos vereadores Peteca e Nabhan, juntamente com o apoio do judiciário e da prefeitura municipal. Este programa educacional, sob a supervisão do 5º Batalhão da Polícia Militar, tem como objetivo primordial a prevenção do uso de drogas e a promoção da integração social entre os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Coxim.

A visita dos vereadores foi calorosamente recebida pelos alunos do quinto ano da Escola Marechal Rondon, que aguardavam ansiosamente a retomada deste importante programa. Com um histórico de mais de 10 mil alunos formados pelo PROERD em Coxim, a comunidade tem ciência da importância deste programa como uma ferramenta crucial para educar jovens sobre os perigos das drogas e a necessidade de resistir à violência.

“É uma alegria e satisfação estar aqui participando desse primeiro dia de aula do Proerd, que marca a retomada do Programa aos alunos da rede municipal de ensino. Este é um projeto que eu e a vereadora Adriana Nabhan encampamos desde o início do nosso mandato e hoje estamos vendo renascer”, disse Peteca

“É um programa onde as crianças são orientadas com relação ao uso de drogas e violência. E eu agradeço a todos que contribuíram para que hoje pudéssemos estar aqui participando desse momento ímpar”, disse Nabhan

O sargento Célio Roberto da Silva, da Polícia Militar, responsável pelo PROERD, explicou que em Coxim o projeto conta com dois instrutores (Cabo Anderson e Cabo Driele), cada aula tem duração de 50 minutos e abrange temas essenciais, como a prevenção ao uso de drogas e o combate ao bullying. Esses tópicos são abordados de maneira envolvente e interativa, permitindo que os alunos compreendam as consequências negativas desses comportamentos e adotem uma postura mais responsável em relação à sua própria saúde e bem-estar.

“O sucesso da retomada do PROERD em Coxim é um testemunho do poder da colaboração entre o poder legislativo, o judiciário e a administração municipal em prol de um objetivo comum: proteger a juventude local dos riscos associados ao uso de drogas e à violência. O programa não só fornece informações valiosas, mas também promove valores de cidadania, respeito e solidariedade, criando uma base sólida para o desenvolvimento saudável de futuras gerações”, explicou.

O PROERD

O programa foi criado pela Polícia de Los Angeles, E.U.A. O objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças e adolescentes. Em Mato Grosso do Sul iniciou em 1997 chegando a Coxim somente em 2009.

Mais imagens

  Endereço

  • Rua João Pessoa, 130 - Centro Coxim / MS - 79400-000
  •   Contato

  • (67) 3291-1539 | (67) 3291-2635
  • Acesso Restrito
  • 2018-2024 Câmara Municipal de Coxim/MS