Em uma reunião marcada por entusiasmo e comprometimento, lideranças políticas se encontram na manhã desta quinta-feira (22), na sede do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) para assinar uma moção de apoio à implementação do curso de medicina na UFMS (Universidade Federal de mato Grosso do Sul) Campus-Coxim.
A iniciativa partiu de líderes políticos locais, preocupados em fortalecer o sistema de saúde e promover o desenvolvimento educacional na região, que reconhecem os benefícios diretos que essa iniciativa trará para a população da região Norte.
A pauta é antiga, discutida pelos vereadores da Câmara de Coxim há algum tempo, que enfatizaram que a instalação de um curso de medicina em Coxim impulsionará a economia local, atraindo investimentos e gerando oportunidades de trabalho para a população.
A moção de apoio assinada pelos prefeitos que fazem parte do Consórcio será encaminhada às autoridades estaduais e federais responsáveis pela aprovação e implementação de novos cursos de medicina. A intenção é demonstrar a união das lideranças políticas da região norte de Mato Grosso do Sul em torno desse projeto e reforçar a importância de se investir na formação de médicos na cidade de Coxim.
Estiveram presentes na assembleia do Cointa os vereadores de Coxim Ademir Peteca, Abilio Vaneli, Carlos Henrique, Angelo Gari, Marcinho Souza, o deputado estadual Júnior Mochi, o coordenador geral do Cointa Pedro Freitas, os prefeitos Edilson Magro (Coxim), Enelton Ramos (Sonora); Dalmy Crisostomo (Alcinópolis); William Fontoura (Pedro Gomes); Cleidimar Camargo (Rio Negro); Cleverson Alves (Costa Rica); Juvenal Consolaro (Figueirão); Manoel Eugênio (Camapuã) e Réus Fornari (Rio Verde); Anizio Sobrinho (Paraíso Das Águas).