Terça-feira, 25 de Abril de 2023
Câmara de Coxim realiza primeira abertura de Sessão ao vivo com intérprete em libras

Matéria publicada no dia 25 de abril de 2023 e atualizada em 11 de maio de 2023

A abertura da sessão ordinária desta segunda-feira (24), da Câmara Municipal de Coxim, pela primeira vez, foi transmitida ao vivo com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), traduzindo de forma simultânea a solenidade.

“É um momento ímpar. Essa é mais uma iniciativa para abrir as portas, praticar a inclusão e permitir acesso aos debates da Casa com todos os cidadãos”, enfatizou o presidente da Câmara, Ademir Peteca.

Cedida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Coxim, a intérprete de Libras Aline Gomes de Oliveira, manifestou apoio a ideia e disse que medidas como essa ajudam a incentivar ainda mais a comunidade surda a participar das ações do legislativo e do que acontece na nossa cidade.

“Hoje, dia 24, nós comemoramos 21 anos da criação da lei da libras. Celebramos junto com a comunidade surda essa conquista de reconhecimento e valorização dessa língua, segunda língua oficial do nosso Brasil. É muito importante que a Câmara Municipal compreenda a importância da acessibilidade e inclusão”, ressaltou Aline.

O vereador Abilio Vaneli, no uso da tribuna durante a sessão, pediu a implementação e lembrou de uma lei de sua autoria que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação legal em Coxim.

“Dizer da suma importância do Município de Coxim de capacitar servidores e profissionais para atender a comunidade surda que eventualmente precise de algum serviço público no município de Coxim, seja nos órgãos públicos, no Hospital Regional, na Prefeitura. Existe já uma lei em vigor aqui de nossa autoria, junto com o ex-vereador Vladimir de 2018, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio hábil de comunicação legal no município de Coxim. E o município deve implementar essa política pública para fazer a inclusão dos surdos da nossa comunidade”, lembrou Abilio.

LEI SOBRE - Câmara aprova projeto que reconhece LIBRAS como Língua oficial de comunicação

Inovação

Em busca de mais igualdade e acessibilidade, a atual gestão da Câmara Municipal de Coxim vem implementando, na medida do possível, ações mais inclusivas para todos. Seja levando as sessões ordinárias para as comunidades ou até mesmo na inclusão de legendas nas produções em vídeo da TV WEB Câmara.

“É mais uma ação que visa inserir a comunidade nas discussões do legislativo. Precisamos usar todo e qualquer tipo de recurso que faça essa inclusão. “Tecnologias assistivas” é um termo usado para se referir às ferramentas de acessibilidade que facilitam o cotidiano das pessoas com deficiência. Para garantir a acessibilidade para uma pessoa surda assistir um vídeo, é necessário a inclusão de legendas e intérprete de Libras, desse modo ela consegue receber a informação que está sendo transmitida por áudio”, disse o diretor de Comunicação da Câmara, Hugo Crippa.

Errata - Na matéria publicada dia 25 de abril de 2023 foi divulgado que a sessão ordinária do dia 24/04/2023 teria sido a primeira a ser realizada com intérprete de libras na Casa de Leis de Coxim, contudo, a primeira sessão realizada em Libras aconteceu no dia 04/12/2018, segundo registrado no arquivo do site oficial da Câmara de Coxim. O título desta matéria intitulava a sessão como a primeira da história da Câmara a ser realizada com intérprete em Libras, sendo que na verdade foi a primeira abertura a ser transmitida ao vivo, com imagens disponíveis nas redes sociais.