Quarta-feira, 19 de Abril de 2023
Câmara aprova requerimento de prestação de contas de gastos com Coxim Atlético Clube

De proposição dos vereadores Abilio Vaneli (PT) e Carlos Henrique (MDB), foi aprovada na sessão desta segunda-feira (17), por unanimidade, o requerimento (nº 16/2023) que solicita da prefeitura de Coxim e secretaria municipal de gestão, uma prestação de contas completa e minuciosa sobre os gastos e investimentos feitos no CAC (Coxim Atlético Clube).

O documento solicita qual tipo de convênio foi firmado entre o município e o CAC, qual foi o valor do repasse nos anos de 2022 e 2023 e as documentações sobre o processo de habilitação e demais dados de interesse público.

“Antes de fazermos esse requerimento, nós convidamos gentilmente o presidente do Coxim Atlético Clube, também conversei com o secretário de Desenvolvimento e fomos atrás do técnico do clube. Também conversamos com outras pessoas envolvidas, mas não foi suficiente para nós. E eu sei que a prefeitura não é a executora do projeto, mas como parlamentares, temos que fiscalizar o dinheiro público. Nós temos por obrigação dar uma resposta à população. E a resposta que queremos dar é pautado em documentos. O recurso já saiu da prefeitura, saiu dos cofres públicos e foi para o Coxim Atlético Clube. Eles gastaram o dinheiro. Nada mais justo do que fazer uma prestação de contas. E a prefeitura precisa cobrar isso do Coxim Atlético Clube. Procedimento normal”, disse o presidente da comissão de finanças, orçamento e fiscalização financeira da Câmara, o vereador Carlos Henrique.

Segundo Abilio Vaneli, em 2022 o Coxim Atlético Clube recebeu dinheiro do município de Coxim e, naquela época, a diretoria teria se envolvido num escândalo de supostamente participar em manipulação junto com parte do time de resultados “E isto resultou numa denúncia no Tribunal Superior Desportiva e, segundo consta aqui, houve a suspensão de atletas e de membros da diretoria, ou seja, foram declarados culpados”, disse Abilio.

O parlamentar ainda lamentou as últimos resultados apresentados pela equipe no campeonato estadual e declarações da comissão técnica sobre a falta de alimentação adequada para os atletas na última temporada.

“Marmitas vazias, arroz branco com pedaço de carne. Que atletas vão competir desta forma? Aliás, a diretoria do time deveria prestar esclarecimentos também. Esta Casa, a Secretaria de Desenvolvimento, a Gerência de Esporte”, lamentou Vaneli.

Vaneli ainda lembrou de uma lei aprovada em 2018 que dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social no município de Coxim, onde todas as entidades que procuram angariar recursos do poder público precisam fazê-los por meio de editais públicos apresentados.

“Quero saber como que o município de Coxim está fazendo esses convênios, esses termos de colaboração, está obedecendo a legislação? Qual o critério que o município de Coxim está utilizando para selecionar projetos para receber dinheiro público em Coxim? Por isso que o município de Coxim tem que prestar contas à está Casa. O CAC também tem que prestar contas, porque ela foi investido dinheiro público e os patrocínios dos empresários. Para onde que foi? Por que é que o time estava passando fome? Conforme foi relatado, tem muitas explicações para dar”, concluiu o vereador.