Quinta-feira, 13 de Abril de 2023
Vereador Jefferson Aislan concede título de cidadão coxinense para Toraichi Taniguchi
Fonte: Hugo Crippa
Paulo E. Gomes

Nesta terça-feira (11), dia em que Coxim comemorou seus 125 anos de emancipação política, a Câmara Municipal realizou sessão solene de entrega de títulos e grandes homenagens, na praça Zacarias Mourão. Ao todo, 13 pessoas foram homenageadas e o vereador Jefferson Aislan concedeu a maior honraria ao senhor Toraichi Taniguchi.

“Nesta noite venho a esta tribuna para saudar todos os ilustres homenageados que receberão por mérito, uma das mais importantes honrarias concedidas por esse poder legislativo, que é o título de cidadão coxinense. Em especial, deixo minha satisfação de prestar essa homenagem ao senhor Toraichi Taniguchi, por ser um cidadão que se tornou coxinense de coração, somando na economia e crescimento do comércio em nossa cidade, sempre assumindo seu amor por essa terra”, disse o vereador.

A História

Toraichi Taniguchi nasceu no Japão em 05 de agosto de 1932, chegou ao Brasil com 6 meses de idade, e a primeira vez que veio a coxim, foi no ano de 1957, para comprar peixes e revender em Brasília. No ano de 1959 veio morar na terra do Pé de Cedro, onde conheceu sua esposa a senhora Antônia Domingues Taniguchi – nascida e criada em Coxim, casados há 60 anos, tiveram cinco filhos: Alice Yukie Taniguti Fiorese, Paulo Akira Taniguti, Aparecida Taniguti, Walter Taniguti e Ida Yukie Taniguti, nove netos e nove bisnetos.

Foi comprador de peixe e levava os seus produtos para serem vendidos em Brasília, depois constituiu uma oficina de motor de popa, sendo um dos pioneiros nessa área. Além disso, trabalhou também com horta e comercializava a sua produção com a casa das verduras ou vendia a domicilio.

Junto com a atividade de mecânico de motores de popa, comprou um barco chamado de “jegão” e formou uma equipe de pescadores, com um total de 11 canoas, cujo pescado era charqueado, pois não existia gelo, e depois vendido para a região de Jupiá e Castilho-SP. 

Durante toda sua vida, fez de tudo para sustentar a sua família  e até hoje mantém a prática de cultivar hortas. Hoje, com 90 anos de idade, ainda lúcido, continua trabalhando dando exemplo de disciplina e dignidade para as gerações futuras.

  Endereço

  • Rua João Pessoa, 130 - Centro Coxim / MS - 79400-000
  •   Contato

  • (67) 3291-1539 | (67) 3291-2635
  • Acesso Restrito
  • 2018-2024 Câmara Municipal de Coxim/MS