Segunda-feira, 20 de Março de 2023
Vereadores Marcinho e William realizam encontro sobre Autismo na Câmara Municipal

De iniciativa dos vereadores Marcinho Souza e William Meira, nesta sexta-feira (17), na Câmara Municipal de Coxim, aconteceu o encontro sobre o Transtorno Espectro Autismo. O evento reuniu pais, professores de apoio, diversas lideranças do município, contou com a presença das palestrantes Dra. Maria Eulina Quiliao (Neurologista Infantil) e a Dra. Raíssa Duailibi Maldonado Carvalho (Presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo da OAB/MS), ambas de Campo Grande/MS, além de revelar uma importante discussão sobre o tema.

“A nossa luta não é só sobre o autismo, mas com todos os tipos de deficiência. Lutar por melhorias para todas as pessoas que têm alguma deficiência é necessário, principalmente, para as nossas crianças. Agradeço a Dra. Maria Eulina de ter aceitado o nosso convite e retornado à Coxim para o atendimento e a Dra. Raíssa por disponibilizar essa palestra incrível para nós e para os pais, tirando todas as suas dúvidas e questionamentos sobre o direito das pessoas com TEA”, disse o vereador Marcinho Souza.

“O evento foi rico de informações e as pessoas saem daqui mais entendidas sobre o TEA. O evento contou com a presença do prefeito Edilson Magro, de outras lideranças do município e do vereador Marcinho Souza que junto comigo articulou esse evento. Tô muito feliz e desejo que nós tenhamos outras experiências como essa no futuro”, completou William Meira.

A doutora Maria Eulina Quilião, neurologista infantil, que atende pacientes com TEA no município de Coxim, falou sobre a importância da estimulação precoce.

“A gente veio com o intuito de informar, de informar a família, o terapeuta, ao professor o que é TEA, como a gente pode melhorar o prognóstico, o tratamento mais precoce possível, enfim... Estou muito feliz, casa cheia e eu acredito que foi muito legal para todo mundo”, disse a neurologista.

Já a advogada Dra. Raíssa fez sua palestra voltada aos direitos das pessoas com TEA

“O meu intuito é trazer informação e conhecimento para as pessoas de Coxim, informar sobre os direitos e também ensinar a cobrar os direitos. Esse é nosso principal dever aqui hoje na cidade passar um pouquinho do que sabe sobre os direitos das pessoas com autismo”, disse.

O chefe do executivo municipal, o prefeito Edislon Magro, elogiou o evento e disse estar preparado para dar continuidade a um trabalho que já vem sendo feito há dois anos e melhorar ainda mais o atendimento em saúde para os pacientes com TEA no município

“Juntos nós estamos trabalhando e hoje vem coroar um trabalho de dois anos que a gente vêm preparando. É o poder público, executivo e legislativo, juntos, trabalhando para darmos um atendimento de dignidade e qualidade”, finalizou o prefeito.

Vereador Marcinho articula neuropediatra e palestra sobre Transtorno do Espectro Autista
William Meira garante primeiras carteirinhas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA CLICANDO AQUI