Sexta-feira, 17 de Março de 2023
Nota de Pesar: Câmara lamenta morte do deputado estadual Amarildo Cruz
Luciana Nassar/Arquivo ALEMS

A Câmara Municipal de Coxim manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), nesta sexta-feira (17), aos 60 anos, em Campo Grande.

Sensível às causas sociais e combativo por um país mais democrático e menos desigual, sua morte foi lamentada pelos vereadores de Coxim. Amarildo Cruz deixa três filhos e companheira.

Neste momento de dor, os pares da Casa de Leis de Coxim se solidarizam com os familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências por esta perda.

O velório do deputado estadual Amarildo Cruz será realizado no saguão Nelly Martins, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), com previsão para ter início às 20h30. O parlamentar teve três paradas cardíacas e não resistiu.

Quem foi

Amarildo Valdo da Cruz nasceu em 29 de julho de 1962, em Presidente Epitácio (SP). Mudou-se para Mato Grosso do Sul aos 18 anos, em 1981, quando foi aprovado em concurso público para o cargo de fiscal tributário estadual. Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Pública, filiou-se ao PT em 1984, partido em que já exerceu os cargos de presidente e tesoureiro do Diretório Estadual. Também foi presidente e secretário geral do Sindicato dos Agentes Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul, atual Sindifiscal/MS.

Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Pública, Amarildo assumiu o posto de deputado estadual na ALEMS por cinco vezes. Foi eleito pela primeira vez em 2006, com quase 18 mil votos. Em 2010, concorreu à reeleição, ficando como 2º suplente em sua coligação. Em 2012 assumiu a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso do Sul (Ibama-MS).

Em 2013, retornou ao Parlamento Estadual, tendo como destaque em sua atuação a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, a qual investigou irregularidades nos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para unidades hospitalares de 11 municípios de Mato Grosso do Sul.

Com 20.585 votos foi reeleito para o terceiro mandato na ALEMS, em 2014. Como primeiro suplente do PT, em 1º de junho de 2021 assumiu pela quarta vez como deputado estadual, após o falecimento do deputado estadual Cabo Almi em decorrência da Covid-19. Em 2022, foi reeleito para seu quinto mandato, com 17.249 votos, participando da atual 12ª Legislatura como líder da Bancada do PT.

Com informações da assessoria parlamentar.