Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023
Abilio Vaneli aciona bancada federal para solucionar problemas no contrato de concessão da BR163

O vereador Abilio Vaneli (PT) teceu duras críticas ao contrato de concessão da BR-163 à concessionária CCR MSVia. Durante Sessão Ordinária desta-segunda feira (6), o parlamentar fez indicação verbal, em parceria com a vereadora professora Marly Nogueira (PT), pedindo aos deputados federais Vander Loubete e Camila Jara, ambos do Partido dos Trabalhadores, que intervenham juntos ao Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cobrando providências da CCR ViaMS o cumprimento das metas do edital de concessão, especialmente no que se refere a duplicação da BR163.

“Estamos nos apresentando aqui para somar às pautas coletivas do município de Coxim, da nossa comunidade, e levar elas para a nossa bancada federal. Estamos solicitando ao deputado Vander Loubet e Camila Jara, a intervenção deles nessa questão da BR163 e eles já se pronunciaram sobre isso. É importante que nós da Região nos unamos nessa questão. O deputado Junior Mochi também já se mostrou interessado, e todos que quiserem discutir esse assunto serão bem-vindos, porque isso é uma injustiça com o povo, com a comunidade, com a nossa Região, que paga por um serviço e ele não é colocado à disposição”, disse Vaneli.

Abilio cobrou, em plenário, na Câmara Municipal de Coxim, a duplicação da BR-163 e se manifestou contra os valores exorbitantes do pedágio na rodovia. Segundo o parlamentar, o contrato ajustado entre o poder público e a concessionaria prevê a duplicação de 806 km nos limites do território sul-mato-grossense. Mas segundo ele, nesses quase 9 anos a concessionária deixou de honrar com a realização das obras, mantendo o recebimento de multas e pedágios, com valores expressivos.

“É uma vergonha. Há mais de três anos estão paralisadas as obras de duplicação e nós continuamos pagando um dos pedágios mais caros da Região, sem ter a obra que foi prometida na concessão que eles assumiram”, lamentou o vereador.