Sábado, 07 de Janeiro de 2023
Câmara recebe solenidade de acolhimento do novo bispo Dom Otair Nicoletti
Eduardo Andrade

Neste sábado (07), no plenário da Câmara Municipal de Coxim, aconteceu a solenidade de acolhimento civil do novo bispo da Diocese de Coxim, Dom Otair Nicoletti, que assume o posto do bispo Dom Antonino Migliori, que está se despedindo de Coxim depois de seus 22 anos de episcopado na cidade.

Autoridades civis, religiosas e políticas como vereadores e os prefeitos das cidades de Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde de MT, Paraíso das Aguas, Costa Rica e Rio Negro marcaram presença no evento.

O presidente da Câmara, Ademir Peteca, abriu a solenidade depois de uma apresentação artística comandada pelo professor Marcelo Mariano e desejou ao bispo Otair sucesso em sua nova missão.

“Quero desejar boas-vindas ao bispo Otair na ordenação na nossa cidade. E dizer que Coxim é uma cidade muito solidária com todos que chegam aqui”, disse o presidente da Câmara de Coxim, Ademir Peteca.

O prefeito Edilson Magro também desejou boa sorte ao novo bispo e lamentou a despedida do bispo Dom Antonino.

“Ficamos muito tristes pela partida do Dom Antonino, mas feliz em saber que ele irá para Itália viver ao lado de sua família depois de tanto tempo longe dela”, disse Magro.

Já o bispo Dom Antonino agradeceu por todos esses anos em Coxim e se diz contente e realizado depois de tantos anos aqui no Brasil.

“Estou sereno e tranquilo. Feliz porque cumpri minha missão. Agora, entrego nas mãos de Deus e do Dom Otair. Eu ordenei 25 padres com a graça de Deus, alguns deles estão aqui, e esse é o maior legado que eu deixo”, recordou Dom Antonino.

O novo bispo de Coxim, Otair Nicoletti, em suas primeiras palavras disse já se sentir em casa.

“Hoje é uma mistura de sentimentos. E eu vejo esse sentimento cultural muito presente e manifestado aqui em Coxim, e também o religioso que nos traz aqui hoje. Por isso, estou feliz de estar aqui. Me sentindo em casa, acolhido pelo calor da natureza, mas acima de tudo o calor humano”, completou.

NOVO BISPO

Nascido em 6 de abril de 1962, em Fernandópolis (SP), padre Otair Nicoletti fez licenciatura em Filosofia nas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) e possui bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico João Paulo II (ITEO) e pela UniCesumar de Maringá (PR).

Sua ordenação presbiteral se deu no dia 18 de junho de 1994. Entre suas funções, já exerceu as de vigário paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo em Ivinhema (MS), em 1994; pároco na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ponta Porà (MS), em 1995; reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Dourados (MS), em 1996.

Também foi membro do conselho diocesano de Assuntos Econômicos da diocese de Dourados, no episcopado de dom Redovino Rizzardo, em 2002; de 2003 a 2017, foi cofundador, presidente por dois mandatos e membro atuante da Cáritas de Dourados.

Desde 2015, é assessor diocesano das Campanhas: Fraternidade, Missionária e Evangelização. Em 2016, tornou-se novamente membro do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos da diocese. Em 2017 passou a ser exorcista diocesano. Em 2021, assumiu o posto de diretor espiritual diocesano da Legião de Maria. E, neste ano, assumiu a função de coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional.