Quinta-feira, 26 de Maio de 2022
Adriana Nabhan indica presença de intérprete de Libras em atendimentos das Secretarias de Coxim

A vereadora Adriana Nabhan (MDB) indicou ao prefeito Edilson Magro, na sessão ordinária desta terça-feira (24), a contratação de um profissional capacitado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os atendimentos das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social (CREAS, CRAS, CRAM e Conselho Tutelar).

Segundo Nabhan, a necessidade se dá pela falta de profissionais capacitados nos órgãos de atendimento direto com a população de Coxim, e dos inúmeros pedidos feitos diretamente para a parlamentar.

“É fundamental para garantir direitos de acessibilidade em diferentes espaços públicos, como saúde, educação e assistência social, para a efetiva inclusão da pessoa com deficiência. Este é um direito garantido por Lei em nosso município (Lei nº 1.812/2018) que reconhece no município de Coxim a Língua Brasileira de Sinais como língua de instrução e meio de comunicação objetiva”, disse.

Nabhan ainda sugeriu uma parceria entre prefeitura, Instituto Federal de MS e Universidade Federal (UFMS) – Campus Coxim, “Seria interessante uma parceria para capacitar de forma gratuita os profissionais das secretarias, trazendo assim mais inclusão social aos portadores de deficiências”, completou.

Ainda no mesmo sentido, de buscar mais valorização às pessoas com deficiências, a vereadora fez outra indicação. Desta vez solicitando que seja feito um levantamento, pela equipe de agentes de saúde, do número de pessoas com deficiências em Coxim.

“Precisamos também formar uma comissão que lute pela causa e que leve o tema a debates. Ou até mesmo inserir o tema na Comissão de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, já existente nessa Casa de Leis através de emenda, ao Regimento Interno”, disse.