Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021
Vereador William Meira cobra informações sobre aplicação do COSIP em Coxim
Fonte: ASSESSORIA CMC

Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim (22/09), o vereador William Meira (PSDB) apresentou requerimento em que solicita esclarecimentos sobre a utilização de recursos provenientes da taxa de Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP), arrecadada diretamente por meio de cobrança presente na conta de energia elétrica conforme critérios de faixa de consumo.

O requerimento, aprovado por unanimidade, foi encaminhado ao secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Juvenal Monteiro, e prevê o envio de um relatório constando informações sobre valor arrecadado mensal e anual; valor em caixa; mapeamento de regiões com sistema atualizado de iluminação em LED, e qual o percentual de economia geral do município com as trocas; estimativa de consumo de toda a rede de iluminação pública municipal; Se houve a comunicação à concessionária sobre a substituição das lâmpadas alógenas por lâmpadas LED, dentre outras.

Meira esclareceu que o objetivo da matéria é fornecer à população informações referentes aos valores arrecadados com a COSIP, bem como, onde estão sendo aplicados referidos valores.

“Sabemos que a COSIP sempre gerou questionamento pela população, assim, informar sobre os valores arrecadados e os investimentos realizados é uma forma de demonstrar que o dinheiro está sendo aplicado de maneira a beneficiar todos e trazer mais economia ao município de Coxim”, enfatizou o vereador.

Para complementar o requerimento, William fez uma indicação solicitando ao executivo municipal que exija a instalação de medidores de consumo de energia elétrica no sistema de iluminação pública.

“Nós estamos aqui para fiscalizar, mas também recomendar práticas eficientes de administração pública. O município de Coxim realiza o pagamento mensal de energia elétrica pela iluminação pública de forma estimativa, ou seja, de forma não medida por aparelhos. E esta forma de medição pode vir a ser menor que o considerado através da estimativa. Precisamos modernizar, a exemplo de outras cidades que adotaram esta prática e tem gerado uma economia significativa com valor arrecadado de taxa de iluminação pública”, completou.