Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021
Vereadores aprovam requerimento que pede relatório sobre consumo de combustíveis da frota municipal
Fonte: ASSESSORIA CMC

A Câmara de Vereadores de Coxim aprovou por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), o requerimento Nº 006/2021, que solicita ao poder executivo esclarecimentos sobre o consumo de combustíveis da frota municipal.

A proposição se fez presente após a divulgação do oficio encaminhado pela Procuradoria-Geral do município de Coxim, solicitando esclarecimentos do executivo municipal sobre os gastos no “cartão corporativo”. Segundo ofício encaminhado pelo procurador-geral, Adriano Loureiro Fernandes, foram consumidos 6,3 mil litros de gasolina e diesel nos últimos sete meses. Os números, considerando a média de consumo de 10 quilômetros por litro entre ambos os combustíveis, levam ao resultado de 302,50 quilômetros percorridos em cada dia nos últimos sete meses.

Portanto, no requerimento os vereadores pedem que seja encaminhada relatório contendo a identificação de quantos “cartões Taurus” (inclusive inativos ou cancelados, se houver), a quantidade de combustível utilizada por cada órgão, secretaria e responsável pelo cartão.

“Nenhum vereador se furtou de assinar o requerimento. Este requerimento é fruto também de um interesse nosso em saber como está sendo aplicado o dinheiro do coxinense. Portanto, nós vereadores temos autoridade para cobrar prestação de contas sobre abastecimento de qualquer setor do município. Por isso, assinar esse requerimento para mim é muito natural. Tenho segurança de que haverá comprovação e justificativa plausível para demonstrar que a quantidade de combustível apontada foi utilizada pelos serviços do município para atender a população”, disse o presidente da Câmara de Coxim, William Meira (PSDB).

O primeiro secretário e líder do executivo na Câmara Municipal, Ademir Peteca parabenizou todos os vereadores pela aprovação do requerimento.

“O que for para a gente fiscalizar o dinheiro público, eu estarei apoiando também, mesmo sendo o líder do prefeito aqui nesta Casa. As coisas precisam andar como a população merece”, disse Peteca (Solidariedade).

Para o vereador Abilio Vaneli (PT) este requerimento garante à população mais transparência dos gastos públicos em Coxim.

“Esta Casa não vai se furtar do dever de acompanhar e fiscalizar o poder executivo. Este problema, assim como outros problemas que o poder executivo enfrentou nessa gestão, não nasceu nesta Casa, mas esta Casa tem o dever de acompanhar. Queremos que as coisas sejam devidamente esclarecidas. Caso haja alguma irregularidade, nós (vereadores) vamos tomar as medidas necessárias”, disse Vaneli.