Sexta-feira, 06 de Agosto de 2021
Filha de pescadores, vereadora Adriana Nabhan luta por mais valorização da classe
Fonte: ASSESSORIA CMC

Filha do saudoso pescador Osvaldo Nabhan e da pescadora e artesã Dona Maria Nabhan, a vereadora Adriana Nabhan (MDB), que cresceu às margens do Rio Taquari vendo os pais sustentando a família da pesca, vem lutando constantemente pela valorização da classe.

Em discurso emocionada, na última sessão ordinária (03/08), fez três indicações importantes para todos os pescadores coxinenses. Duas delas, direcionadas para a deputada Federal Rose Modesto, que recentemente (16/07) esteve em seu gabinete reunidas com o representante dos pescadores locais e o presidente da Colônia de Pesca de Coxim, Senhor Batista.

“Como todos sabem, sou filha do pescador Osvaldo Nabhan (falecido) então é com muito amor e carinho que luto por essa causa”, afirmou a vereadora em tribuna.

Na presença da deputada, a vereadora pontuou situações que precisam ser resolvidas em prol dos pescadores e fez as indicações na Câmara de Vereadores de Coxim.

1 - Solicitou da Deputada Federal Rose Modesto a interlocução política junto ao PRONAF PESCA (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para que seja feita a liberação de financiamento para os pescadores artesanais através do Programa, e também a liberação da carta de anuência para o financiamento de barcos e motores junto ao Banco do Brasil.

2 - A conclusão do Centro Odontológico que atenderá famílias dos pescadores, aos fundos da sede da Colônia de Pesca. A vereadora solicitou uma emenda parlamentar destinada pela Deputada Rose Modesto, para o término da obra inacabada, paralisada desde 2012. Essa obra seria o Centro Odontológico para o tratamento da saúde bucal dos pescadores e suas famílias.

“Um atendimento de suma importância para nossa cidade. Esse atendimento já aconteceu há alguns anos, na sede antiga da Colônia e que ajudava e muito essa classe. Com esse Centro Odontológico reformado vai desafogar os Postos de Saúde do município. A Classe dos pescadores Coxinenses conta com mais de 500 pescadores profissionais na ativa, sem contar com os aposentados”, explicou.

3 - Por fim, a vereadora solicitou ao prefeito Edilson Magro a reabertura e reforma do prédio da Associação Reciclando o Peixe (ARPEIXE), construída na gestão do ex-prefeito Junior Mochi, e que está fechada desde 2015.

“A minha mãe Dona Maria Nabhan, falecida, trabalhava nesta Associação. As mulheres recebiam a matéria bruta, faziam o curtimento e costuravam. A associação também ajudava na vida financeira das ribeirinhas, auxiliando no complemento da renda dos esposos pescadores. Infelizmente está fechada e hoje, precisa da ajuda da prefeitura para a reforma e com material. Muitos maquinários estão parados há anos”, lamentou.