Sexta-feira, 09 de Abril de 2021
Durante Abril Azul, Câmara e Prefeitura conquistam centro de atendimento para crianças autistas
Fonte: Assessoria CMX | Jade Amorim
Foto: Assessoria

Na tarde de quinta-feira, 08, o vereador e presidente William Meira, juntamente com os vereadores Ademir Peteca e Jefferson Aislan se reuniram com representantes da Associação Família e Amigos dos Autistas de Coxim (AFAAC) para formalizar e entender mais sobre as necessidades da comunidade. Participaram também da reunião o prefeito Edilson Magro e a secretária de saúde Lasalette Aparecida.

Atualmente o município de Coxim conta com 42 diagnósticos de transtorno do espectro autista, 4 diagnósticos em andamento e muitas outros casos que não foram confirmados por falta de atendimento especializado e profissionais disponíveis.

O presidente da AFAAC, Manoel Batista Tenorio Neto, conta que o acompanhamento é imprescindível para o desenvolvimento dessas crianças. “Eles regridem todos os dias que não possuem tratamento e acompanhamento. Não adianta ter uma terapia e uma aula hoje e não ter por um mês, na próxima terão voltado ao zero”, ressaltou.

O vereador William Meira conta que identificou a necessidade de focar nessa demanda ao conversar com uma amiga, mãe de duas crianças autistas que precisou sair de Coxim para poder dar qualidade de vida a seus filhos. “E quem não tem as condições de sair da cidade para isso? Não podemos deixar a situação assim, é um direito garantido por lei essa assistência e temos que fazer valê-la”.

Para todos, a reunião garantiu bons frutos. Ficou decidida a formalização da AFAAC e, com o apoio da deputada federal Rose Modesto, que parte do valor que ela conseguirá trazer para Coxim investir na saúde seja destinado à construção de um centro de atendimento para os autistas.

A secretária de saúde também informou aos representantes da associação que, enquanto o centro não é construído, essas crianças não ficarão desamparadas e que foi alugada uma casa para servir temporariamente como esse centro, onde as crianças terão atendimento com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicopedagoga e uma especialista neuropediatra virá com certa periodicidade fazer o acompanhamento.

Para Danitiella Pamela da Silva, ativista, conselheira municipal da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas (Reunida) e mãe do Nicolas de nove anos, diagnosticado a cinco, essa vitória é motivo de muita emoção. “Estamos lutando a muito tempo para fazer as autoridades locais ouvir as nossas necessidades e ver isso finalmente acontecendo nos enche de gratidão”.

Por fim, ficou acordado também uma live no dia 27 de abril, às 19h, para tratar de maneira educativa sobre o tema do autismo, já que estamos no Abril Azul, dedicado à conscientização sobre o transtorno do espectro autista e, posteriormente, no dia 30 de abril, também às 19h, a realização de uma Audiência Pública convidando diversas outras autoridades que podem colaborar com a causa.

  Endereço

  • Rua João Pessoa, 130 - Centro Coxim / MS - 79400-000
  •   Contato

  • (67) 3291-1539 | (67) 3291-2635
  • Acesso Restrito
  • 2018-2024 Câmara Municipal de Coxim/MS