Terça-feira, 04 de Agosto de 2020
Saúde ganha destaque em sessão ordinária que inaugura o último semestre da atual legislatura
Fonte: Assessoria CMC

Os vereadores de Coxim realizaram nesta terça-feira (4) a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar, dando início ao último semestre da atual legislatura. Entre os temas abordados, o presidente da Câmara Municipal, Vladimir Ferreira, frisou que é importante definir, junto à prefeitura, os investimentos que podem ser realizados ainda neste ano. “A pandemia fez com que o município recebesse um volume considerável de novos recursos. Parte deles deve ser utilizada exclusivamente no combate à Covid-19 e outra parte pode ser utilizada para outros fins”.

Em relação ao setor da Saúde, Vladimir afirma que é preciso reconhecer o esforço dos profissionais que arriscam suas vidas diariamente para cuidar da população. “Temos que valorizar esses trabalhadores. Já dialoguei com o prefeito e com o secretário de Saúde, que me garantiu que é possível atender à demanda desses profissionais, tanto da Rede Pública como do Hospital Regional, e também de outros que estão cumprindo essa valorosa missão que é combater o Coronavírus”.

Também envolvido na causa dos trabalhadores da Saúde, o vereador Abilio Vaneli disse que procurou a representação dos servidores do hospital, dos administrativos e do setor de enfermagem, para informar que a câmara fez o papel dela. “Cobrei a indicação que fizemos coletivamente para a direção do Hospital Regional e para o prefeito e o secretário de Saúde. “Só falta determinação política para fazer, porque dinheiro tem, seja do socorro da União aos estados e municípios ou de emendas conquistadas pelos vereadores”.

A falta de medicamentos para o tratamento da Covid-19  foi destacada pela vereadora Lucia da AAVC. “Recebi algumas reclamações dizendo que as pessoas que estão testando positivo para a Covid-19 não estão recebendo o atendimento necessário porque não tem medicamento. Gostaria que o secretário de Saúde nos informasse se isso realmente está acontecendo. Precisamos tratar essa questão com mais seriedade”.

Ela também lembrou que a deputada federal Rose Modesto enviou uma emenda destinada à compra de um caminhão pipa para o município, mas o veículo ainda não foi adquirido. “Temos que esperar o município comprar, então a coisa é mais demorada. Peço ao prefeito que atenda aos vereadores dessa casa em relação à essa emenda”.

O vereador Marquinhos Vaz informou que esteve reunido com o prefeito Aluizio São José e equipe para tratar sobre Habitação, PSF Noturno e a sobre a licitação do Castramóvel. “Um recurso de R$ 350 mil foi disponibilizado pelo deputado federal Beto Pereira para início do projeto, mas todos sabem das dificuldades que o município está tendo para dar andamento aos projetos. As emendas enviadas por deputados estaduais e federais acabaram sendo destinadas para o combate à Covid-19”.

Porém, ele afirma que a fase inicial do PSF Noturno será concluída em breve. “Encontramos uma forma plausível de concluir essa fase. Já vamos para as contratações e será instalado”, apontou. A pandemia também impediu a compra do Castramóvel. “O projeto já tem mais de três anos. Consegui o recurso (R$ 100 mil) junto ao deputado estadual Marcio Fernandes, mas o Castramóvel subiu de R$ 120 mil para R$ 180 mil, então tem que haver esse aporte”.

Segundo ele, a prefeitura encaminhou o projeto para o setor de licitações e fará todo o acompanhamento. “Gostaria de agradecer ao município por esse empenho, por essa parceria”.