Quinta-feira, 05 de Março de 2020
Compaixão e preservação da vida traduzem Campanha da Fraternidade 2020, explica Abilio Vaneli
Fonte: Assessoria CMC
Foto: Assessoria

O vereador Abílio Vaneli usou a tribuna na sessão ordinária de terça-feira (3) para destacar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020, que tem como lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. A campanha foi lançada na última quarta-feira (26) pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Igreja Católica. “Neste ano chamamos todos os cristãos para fazer uma reflexão sobre fraternidade e vida, dom e compromisso. Este lema refere-se à parábola do Bom Samaritano. Naquela época o samaritano era considerado um ateu, um estrangeiro, que era malvisto e excluído da comunidade religiosa”, comentou Abilio.

“Uma pessoa havia sido assaltada, agredida e ferida. Um sacerdote passou pelo caminho e não teve compaixão. Passou um levita, que ajudava o sacerdote a cuidar do altar, e também não teve compaixão. E aquele estrangeiro, aquele que era considerado um ateu, acolheu o ferido, passou óleo em suas feridas e ainda pagou pensão para ele até o dia em que se recuperasse”.

Segundo o vereador, a Campanha da Fraternidade convida as pessoas a refletirem sobre o dom da vida em todas as suas dimensões: na sociedade, na comunidade, pessoalmente, socialmente e ecologicamente. “Nós somos chamados a defender a vida em todas as suas formas. A vida biológica, aqui expressa no nosso Pantanal, no nosso cerrado, a vida na Amazônia. Que não sejamos iguais ao sacerdote e ao levita, que passaram ao lado de um irmão e não arrumaram tempo para socorrê-lo”.

Abilio frisa que, para o cristão, a fé não pode ser hipócrita. “Ela tem que ser vivida na fraternidade e na dimensão social e humana em relação aos outros irmãos e em relação aos outros seres do planeta. Que possamos fazer essa reflexão e contribuir para que a vida seja preservada”, concluiu.