Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
Vereador Abilio Vaneli apresenta resultados das atividades parlamentares dos últimos 6 meses
Fonte: Assessoria CMC

Levando em conta a proximidade do recesso parlamentar, o vereador Abilio Vaneli aproveitou o tempo disponível na tribuna na sessão desta terça-feira (11) para prestar conta das atividades parlamentares realizadas - e Projetos de Lei aprovados - nos últimos seis meses. Em sua fala, Abilio destacou a vinda da deputada federal Rose Modesto a Coxim, no dia 6 de dezembro, onde participou de reunião com os vereadores na Câmara Municipal.

Na ocasião, o vereador reforçou a importância dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para os municípios e da vinculação constitucional de recursos para a Educação e a Saúde, garantindo a manutenção dessas duas áreas essenciais para a população.

Ainda na sexta-feira, Abilio, juntamente aos vereadores Adelson Januncio e Mecias Alves, participou da reinauguração da academia de saúde da Praça Poliesportiva, no bairro Flávio Garcia. Na sessão de ontem, ele agradeceu ao prefeito Aluizio São José e ao secretário de Sáude, Franciel Oliveira, pela entrega da obra. Segundo ele, o espaço de lazer é um dos mais frequentados pela população coxinense, logo, a revitalização era de suma importância.

Outro assunto comentado pelo vereador foi a implantação do curso de Direito na UFMS em Coxim. Segundo ele, “essa causa não é uma causa dessa legislatura, deste ou daquele vereador. A luta para a vinda do curso é uma luta antiga, que envolve diversas autoridades do nosso município, e o nosso mandato também tem se engajado nisso”.

Conforme o vereador, a nota conquistada pelo campus (4.39) após a avaliação do MEC é um importante passo. “Vamos continuar acompanhando e cobrando. Muito em breve os alunos estarão adentrando as portas da Universidade Federal de Coxim para cursar Direito”.

Representando a Câmara Municipal, Abilio participou, na tarde de ontem (11), do primeiro encontro da comissão que está organizando a pesquisa pública para definir o novo curso que deverá ser implantado na UEMS. Segundo ele, um questionário já foi elaborado e a pesquisa será realizada de forma virtual. A proposta vencedora deve ser apresentada ao reitor da universidade até abril de 2020.

Entre outros temas, o vereador também citou as reuniões realizadas nesta terça-feira pelas comissões (Conred e Confisca) responsáveis pelo parecer sobre o Projeto de Lei Orçamentária apresentado pela prefeitura, a questão do reajuste salarial dos servidores municipais, além do piso salarial dos agentes de Saúde.