Terça-feira, 29 de Outubro de 2019
Vereadores pleiteiam recursos e garantem 13º salário dos funcionários do Hospital Regional
Fonte: Assessoria CMC
Foto: Assessoria

Os vereadores de Coxim participaram ontem (28) da entrega simbólica de R$ 770 mil em recursos que serão destinados exclusivamente ao pagamento do 13⁰ salário dos funcionários do Hospital Regional. A verba foi pleiteada pelos vereadores Vladimir Ferreira e Abilio Vaneli - com o respaldo de toda a Câmara Municipal - e viabilizada pelo deputado federal Vander Loubet (PT), sendo o repasse realizado pelo Governo do Estado em 10 parcelas.

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Vladimir Ferreira, disse que o hospital é uma causa de todos os políticos, que devem buscar recursos para a sua correta manutenção e investimento em melhorias. Segundo o vereador, a taxa de resolutividade do hospital é de cerca de 85%, ou seja, de cada 100 pessoas que procuram o local, 85 têm atendimento garantido.

Com nove anos de existência, o Hospital Regional de Coxim conta hoje com centro de hemodiálise e já realizou cirurgias ortopédicas de alta complexidade. Além disso, a instituição possui equipamento de tomografia e raio-X digital. Vladimir destacou que o hospital presta relevante serviço para Coxim e região, mas os recursos disponíveis para sua manutenção não cobrem as despesas habituais.

Em média, um leito hospitalar custa de R$ 35 mil a R$ 40 mil, e o hospital regional conta com 65 leitos. Logo, seriam necessários mais de R$ 2 milhões mensais para garantir a continuidade dos serviços. Atualmente, a instituição recebe metade do valor necessário.

Ao final de sua fala, Vladimir Ferreira agradeceu a Vander Loubet pela parceria e lembrou que, além desse montante, o deputado já havia direcionado outros recursos para a Saúde de Coxim, totalizando aproximadamente R$1,2 milhões. Outros compromissos relacionados ao setor também foram firmados durante o encontro, incluindo a garantia da viabilização de fundos para o pagamento do 13º dos profissionais da Sáude no próximo ano.