Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019
Abilio solicita homenagem à estudante de Coxim que fez importante descoberta científica
Fonte: Assessoria CMC
Foto: Divulgação

O vereador Abilio Vaneli fez uma indicação para que o estudante de Tecnologia em Alimentos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Coxim, João Victor de Andrade dos Santos, de 19 anos, seja homenageado por ter descoberto um método de conservação do caldo de cana capaz de eliminar o causador da doença de Chagas, técnica que virou alvo de pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Também serão homenageados, em data a ser definida, a colega de projeto, Maria Eduarda Pereira, e o professor orientador da pesquisa, Lucas Gandra. A técnica, nos moldes da pasteurização, chamou a atenção da Fiocruz por tornar inativo o Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas, transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro.

Entre 2008 e 2017, a doença provocou a morte de cerca de 4,6 mil pessoas por ano no Brasil.

O projeto, que virou notícia no Fantástico, está ganhando o mundo. Na última semana, João Victor foi a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para apresentar a técnica que começou a desenvolver nos laboratórios do IFMS.

A pesquisa foi a única representante da região Centro-Oeste do Brasil na MILSET Expo-Sciences International 2019, evento que contou com a participação de mais de mil projetos de pesquisa de 60 países.