Na sessão desta terça-feira (05), o Vereador Vilmar Vendruscolo (PTB) usou seu tempo na tribuna para falar do Dia Mundial do Meio Ambiente e aproveitou o ensejo da data para fazer uma indicação ao SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) solicitando a inclusão da cidade de Coxim (MS) no Programa Especial de Proteção das Nascentes.
Para o vereador a indicação se justifica pelo fato de tantas nascentes localizadas no município já terem secado. “Hoje, o Kelé vereador sabe disso, quantas nascentes nossas já morreram. Ali no Jabuti não existe mais, a Lagoa do Sumidor não existe mais. Várias e várias nascentes nas Colônias já secaram”.
Vilmar sugeriu também que o executivo tome as devidas providências para tombar como Patrimônio Público de Coxim uma nascente, que fica localizada em um terreno na área urbana próximo ao Comercial Perondi, antes que o curso d’água seja completamente aterrado. “Nossas crianças também têm o direito de ver de perto uma nascente preservada, saberem a relevância desse líquido e a importância de cuidar para que não se esgote” disse.
Pequeno produtor
Ainda no uso da tribuna, o parlamentar também salientou a importância do pequeno produtor rural diante da greve dos caminhoneiros.
“Entre tantos pontos, a greve dos caminhoneiros mostrou mais do que nunca a importância do pequeno produtor que mora aqui próximo ao consumidor. O meu amigo Dário, por exemplo, não deixou de trazer a mandioca, a feira não deixou de funcionar, tudo funcionou porque o pequeno produtor mora aqui, ao redor da cidade” comentou Vilmar.
Por fim, o vereador pediu ao Presidente da casa de leis para que sejam convocados para uma reunião o CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) e o diretor de fomento da cidade de Coxim para debater formas de fomentar com mais efetividade o trabalho do pequeno produtor rural.