Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019
Vereador Edmir Cândido reitera pedido de recursos ao Senado para custeio do HR de Coxim
Fonte: Assessoria CMC
Foto: Assessoria

Diante da difícil situação enfrentada pelo Hospital Regional de Coxim, o 1º secretário da Câmara Municipal, vereador Edmir Cândido, está reforçando um pedido de socorro à senadora Simone Tebet para a viabilização de recursos financeiros - por meio de Emenda de Custeio - que ajudarão a desafogar as contas do hospital.

O primeiro pedido foi realizado em maio deste ano, porém, segundo Edmir, foi preciso reforçá-lo, agora junto ao secretário de Saúde, Franciel de Oliveira. O montante solicitado em recursos para custeio do hospital é de R$ 1 milhão. O novo documento foi encaminhado no início deste mês e destaca que o município é considerado referência especializada em Saúde.

O Hospital Dr. Álvaro Fontoura Silva possui porta de entrada única de urgência e emergência, sendo totalmente financiado pelo Sus (Sistema Único de Saúde). É referência para os munícipes de Coxim e microrregião Norte.

Além disso, oferta serviços ambulatoriais, como tomografia computadorizada, para além da nossa microrregião, recebendo pacientes de Chapadão do Sul, Paraíso das Águas e São Gabriel do Oeste. Oferta também procedimentos de Alta Complexidade Hospitalar, como o serviço de Terapia Renal Substitutiva/Hemodiálise.

Considerando público alvo superior à 80 mil habitantes, o Pronto Socorro atende em média quatro mil pessoas por mês, gerando alto custo de manutenção hospitalar, somados à crise financeira atual.