Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
Vereador Vilmar critica aumento de impostos pagos pelo produtor rural de MS
Fonte: Assessoria CMC

O Vereador Vilmar Vendruscolo lamentou a forma como o Governo do Estado impôs um pacote de propostas que, dentre outros pontos, aumenta o valor de impostos pagos pelos produtores rurais e pelos consumidores de Mato Grosso do Sul. Entre eles estão o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário), o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da gasolina e o ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).

O Projeto de Lei que aumenta o Fundersul em até 153% (no caso do algodão) foi aprovado pela ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) no dia 13 de novembro e sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja no dia seguinte.

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (19), o vereador Vilmar afirmou que o produtor rural, de pequeno, médio ou grande porte, carrega a economia do país nas costas. Segundo ele, a indústria transforma o que o campo produz com muito amor, suor e dedicação, ainda assim, o governo muda a Lei para cobrar mais imposto do produtor. Em sua fala, ele lembrou que o Fundersul foi criado no Governo Zeca do PT e tinha como finalidade melhorar as estradas e pontes da zona rural.

Na época, o vice-governador e ex-prefeito de Coxim, Moacir Kohl, teve o cuidado de participar da elaboração da Lei, discutindo com a assembleia e acima de tudo, ouvindo os produtores rurais. Agora, disse o vereador, o atual governo muda a Lei com o apoio maciço da assembleia, e o produtor está sem pontes e sem estradas para escoar a produção, mesmo pagando altos impostos.

Vilmar lamentou ainda a falta de diálogo do governo e dos deputados. Ele lembrou que a população foi impedida de participar da decisão na assembleia, sendo “barrada na casa do povo". Para o vereador, o Governo do Estado está na contramão do momento em que vive o país. “Precisamos cortar gastos, não aumentar impostos. O produtor Rural não aguenta mais pagar a conta sozinho em Mato Grosso do Sul”.