Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Vereador Vladimir Ferreira destaca importância do Dia da Consciência Negra
Fonte: Assessoria CMC
Foto: reprodução

Na sessão ordinária desta terça-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Vladimir Ferreira, usou parte de seu tempo na tribuna para falar sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20 de novembro). Ele lembrou que a data marca a morte de um dos símbolos da resistência negra no Brasil: o Zumbi dos Palmares.

O Quilombo dos Palmares foi fundado em 1600 e resistiu por quase um século, tombando apenas em 1695, quando da morte de Zumbi, seu último grande líder, aos 40 anos. Ele foi caçado, preso e decapitado, tendo a cabeça exposta em praça pública.

Vladimir frisou que a abolição da escravatura veio apenas 193 anos depois, em 1888. Porém, segundo ele, em nenhum momento houve reconhecimento quanto a dívida que o estado brasileiro tem com a população oriunda do continente africano. Conforme o vereador, o Brasil ainda é um país amplamente desigual e discriminatório, onde o racismo é uma realidade.

Segundo Vladimir, é preciso lembrar de toda a contribuição que os povos advindos da África deram para a construção do nosso país, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural.

  Endereço

  • Rua João Pessoa, 130 - Centro Coxim / MS - 79400-000
  •   Contato

  • (67) 8108-0549 | (67) 8108-0548
  • Acesso Restrito
  • Lei Geral de Proteção de Dados | Política de Privacidade

    2018-2025 Câmara Municipal de Coxim/MS