Quarta-feira, 24 de Maio de 2023
Em extraordinária, Câmara aprova complementação do piso nacional dos professores e outros 4 Projetos

Na manhã desta quarta-feira (24) a nossa casa legislativa recebeu os nossos vereadores em sessão extraordinária para a votação de importantes projetos, entre eles a complementação do piso nacional dos professores. O projeto de Lei nº 04/2023 trouxe um reajuste de 14,95% foi votado e aprovado por unanimidade no plenário da Câmara.

“Quero parabenizar a gestão pela valorização dos profissionais da educação pelo compromisso firmado. Investir nesses profissionais é investir na educação de qualidade para nossos jovens, crianças e adolescentes. Nós acompanhamos as reuniões entre os sindicatos e é bacana ver a união de todos em busca de melhorias para os servidores do município”, ressaltou o vereador Marcinho Souza.

“Seria suficiente 12,61% para alcançar o piso da categoria, mas o prefeito Edilson Magro se comprometeu e estará pagando 14,95%. Valorizar o profissional da educação é valorizar o Coxim do amanhã, são esses profissionais que preparam as crianças que estão na escolas e que no futuro serão os próximos vereadores (as), prefeitos (as) que irão cuidar da nossa cidade. Coxim estará pagando, senão o maior, um dos maiores salários da categoria dos profissionais do Mato Grosso do sul e do Brasil. Colocando Coxim em um rota de crescimento de valorização dos profissionais da educação”, explanou o primeiro secretário da Câmara, o vereador William Meira.

“Quero dizer que o piso é um direito, é uma garantia assegurada aos profissionais do magistério por lei federal, e por lei municipal. Parabenizar todos pelos esforços, a gestão, os sindicatos, os servidores. Dizer que o projeto vem acompanhado de parecer da assessoria técnica favorável e acompanho os relatórios da lei de responsabilidade fiscal e em razão disso votamos pelo aprovação do Projeto”, completou o vereador Abilio Vaneli.

Ao todo foram votados cinco projetos, quatro de autoria do executivo municipal (aprovados por unanimidade), e um do legislativo municipal, aprovado por maioria dos votos (11 votos favoráveis e 1 contrário).

O Projeto de lei 02/2023 que dispõe sobre a alteração das alíquotas de contribuição para custeio do regime próprio de previdência social do município de coxim

O Projeto de lei 03/2023 concede reajuste de vencimento aos servidores públicos e municiais efetivos e comissionados.

O Projeto de Lei 04/2023 que concede a aplicação do reajuste de 14,95% com aplicação na folha salarial do mês de maio de 2023, no vencimento base

O Projeto de Lei 06/2023 que dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial ao orçamento anual do exercício de 2023 e dá outras providencias.

Por fim, O Projeto 012/2023, de autoria do legislativo municipal, que fixa, para a legislatura a iniciar-se em 2025, o subsídio dos vereadores e dá outras providências.

A sessão foi transmitida pela página oficial da casa no facebook, e você pode acompanhar aqui.