Quinta-feira, 02 de Março de 2023
Projeto da nova Câmara Municipal tem detalhes inspirados na História de Coxim

O sonho de uma nova sede da Câmara Municipal de Coxim passou a ser real. E o projeto arquitetônico vencedor do concurso (licitação) traz detalhes inspirados na História de Coxim. Segundo Rafael Fernandes Rodrigues (Arq. E Const. LTDA), vencedor do concurso, o desafio desse projeto foi homenagear a história de Coxim, utilizando as formas e linhas para contar um pouco de sua cultura e importância.

"A união do Rio Taquari e o Rio Coxim foram representados em um lindo espelho D'água, criando em seu centro a famosa ilha das monções como suporte de nossas lindas bandeiras; a cascata marca a Região das Palmeiras; um lindo pergolado descoberto em estrutura metálica em formas trançadas, representando uma rede de pesca, que é o cartão postal da cidade de Coxim e uma volumetria robusta e grandiosa em nossa fachada, tão imponente como nosso Pé de Cedro. Esse projeto será um marco para a cidade e referência no estado e do Brasil", explicou o arquiteto.

O desejo de construir uma nova e moderna edificação com o objetivo de oferecer aos vereadores, aos servidores e aos coxinenses melhores condições de atendimento, se fez necessária também por conta de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual contra o município de Coxim e contra a Câmara Municipal, onde se questiona a falta de acessibilidade da atual Câmara.

VEJA MAIS: Nova sede do legislativo municipal já tem local definido

O novo paço municipal será construído com recursos próprios, oriundos do trabalho eficiente de economia da atual legislatura da Câmara, que só em 2022 gerou a maior economia do dinheiro público da história.

"O que queremos com as inovações no âmbito do Legislativo é avançar. Costumo dizer que para alcançar grandes conquistas é preciso ousar. Iremos construir o prédio novo da Câmara e entregar à população Coxinense todo aquele esforço, toda aquela dedicação dos vereadores em economizar o dinheiro público para, enfim, entregar o serviço de qualidade", disse o presidente da Câmara, Ademir Peteca.

Duodécimo: Câmara supera recorde histórico do ano passado e devolve mais R$1,2 milhão em 2022

Veja abaixo um vídeo do projeto arquitetônico.

Veja matérias Relacionadas:

Câmara divulga concurso arquitetônico para construção da nova sede da Casa de Leis

Câmara de Coxim abre concurso para decidir arquitetura da nova sede do legislativo municipal