Segunda-feira, 16 de Maio de 2022
Vereadores participam de ação de conscientização contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Nesta segunda-feira (16) os vereadores Ademir Peteca, Jefferson Aislan, Adriana Nabhan e Zanon Lamunier participaram de uma ação de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, para os alunos do Ensino Fundamenta II da Escola municipal William Tavares e Marechal Rondon, na quadra de esportes da escola William Tavares.

A iniciativa faz parte das ações do deputado estadual Herculano Borges - autor da lei da Lei n° 5.118 instituída no calendário estadual como “Maio Laranja - Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes” – em parceria com a prefeitura municipal e Câmara de Coxim.

O objetivo da campanha é orientar as crianças e adolescentes sobre o que é abuso sexual, como prevenir e denunciar este tipo de crime que infelizmente aumenta a cada ano. O mês foi escolhido com o objetivo de alinhar ações com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A mobilização das discussões relacionadas ao Maio Laranja contou com as orientações do deputado Herculano Borges e da psicanalista Viviane Vaz. Cerca de 150 alunos participaram do evento.

LEI MUNICIPAL

No âmbito municipal, a vereadora Adriana Nabhan é autora da lei Nº1.876/2021 que institui a semana municipal de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O projeto propõe a integração no calendário oficial de eventos do município, a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a promoção pelo poder público, de uma semana de atividades de cunho educacional e cultural, além da capacitação para os profissionais da rede de proteção e para os pais e responsáveis/cuidadores dessas crianças e adolescentes. Vídeo-aulas educativas também deverão ser inseridas no cronograma escolar remoto.

LEIA MAIS: Câmara aprova por unanimidade Projeto de Lei de Adriana Nabhan em prol de Crianças e Adolescentes

MAIO LARANJA

Essa campanha foi criada pela Lei 9.970/00 em memória à menina Araceli Crespo, assassinada aos oito anos de idade em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual. Os principais suspeitos, Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, foram condenados pelo crime em 1980. No entanto, em novo julgamento, em 1991, os reús foram absolvidos após longo reexame do processo.

Mais imagens