Quinta-feira, 11 de Novembro de 2021
Vereadores participam de entrega de cartões do Programa Mais Social, que ajudará famílias carentes
Fonte: Hugo Crippa
Hugo Crippa

Os vereadores William Meira (PSDB), Ademir Peteca (Solidariedade), João do Posto (PSD) e Marly Nogueira (PT) participaram na manhã desta quinta-feira (11) do evento que marcou a entrega dos primeiros cartões do Programa Mais Social, do Governo do Estado. A entrega aconteceu na ACIAC (Associação Comercial de Coxim).

O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) atende famílias em situação de vulnerabilidade social com a transferência de renda (R$200 mensais) para compra de alimentos. Além de atender as famílias carentes, a mudança com a destinação de recursos por meio de cartões estimula a movimentação na economia local.

A secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, fez a entrega dos cartões para cinco famílias, que representaram os quase 300 beneficiados com o cartão em Coxim. Também aproveitou para sanar dúvidas e anunciar um novo pacote que promete ajudar mais famílias em Coxim.

“Como a gente está acompanhando os números do Cadastro Único (CadÚnico), nós vamos fazer um acréscimo. Hoje atendemos quase 300 famílias aqui no município e pretendemos dobrar esse número”, revelou Elisa.

Representando os vereadores da Câmara Municipal, o vereador William Meira agradeceu o apoio do governo do estado, dos envolvidos no Programa Mais Social, principalmente pelas ações de retomada para esse momento pós pandemia.

“Quero agradecer a Claudia Aureliano, que é a coordenadora do programa Mais Social aqui em Coxim, que conhece cada um de vocês e tem se dedicado intensamente para que as coisas aconteçam. E também ao governador Reinaldo Azambuja, que em meio a esta pandemia, teve sensibilidade e soube liderar e administrar o nosso Estado, soube tomar as medidas certas, nas horas certas para proteger a nossa vida. O Estado tem obrigação legal, tem o dever de assistir as pessoas, mas pra isso tem que ter sensibilidade, olhar nos olhos e saber que ninguém deve ficar para trás. E esse Programa visa exatamente isso. Não é tudo que nós esperamos, mas é o máximo que pode ser feito no momento”, disse William.

Participaram também do evento a secretária de Gestão e Receita, Veronildes Batista, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social Andrea Goes Aggio Weber, representando o prefeito de Coxim, Edilson Magro, que está em Brasília-DF.

Programa - De caráter definitivo e não provisório, o Mais Social visa atender famílias em situação de vulnerabilidade em MS. Estão inclusas pessoas que têm renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mínimo.

Serão investidos, no total, R$ 380 milhões do governo estadual até 2022. A expectativa é que ao final desse ano, 100 mil sul-mato-grossenses, sendo 45 mil de Campo Grande, estejam inseridos.

Critérios - Para estar inscrito, é preciso cumprir os seguintes critérios:

Ter renda inferior a meio salário mínimo (R$ 550);

Morar em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos;

A família tem que estar inscrita no CadÚnico;

Ter família com crianças matriculadas.

Vale lembrar que para permanecer com sua inscrição, é necessário manter carteirinha de vacinação atualizada.

Mais imagens