Quarta-feira, 06 de Outubro de 2021
Iluminação rosa na Câmara reforça campanha de prevenção dos cânceres de mama e do colo de útero
Fonte: ASSESSORIA CMC

O início da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, esteve entre os principais temas abordados na sessão ordinária desta terça-feira (5), na Câmara de Coxim.

Representando as mulheres no legislativo, as vereadoras Adriana Nabhan (MDB) e Marly Nogueira (PT) afirmaram a importância do exame preventivo, de realizar o autoexame, e destacaram as ações realizadas para promover essa causa.

“O secretário de Saúde veio até esta Casa e nos colocou ativamente nas ações de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, pela primeira vez fomos convidadas a participar de todos os eventos alusivos ao Outubro Rosa”, comemorou Marly.

“Quero parabenizar a equipe da secretaria de saúde, pelo empenho, pela organização, porque vão ser realizadas ações direcionadas as mulheres como exames preventivos em todas as unidades de saúde de nosso município, inclusive na zona rural”, completou Adriana.

O vereador e vice-presidente da Casa, Flávio Duarte (PP), também fez um reconhecimento às mulheres em seu pronunciamento. Segundo ele, a mulher é sempre exemplo, "seja no lar, no trabalho, sempre tem força e determinação. A prevenção na saúde é importantíssima. Quando se faz a prevenção, o tratamento vai ser mais eficaz e a cura se torna possível", afirmou.

Outubro Rosa

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.