Quarta-feira, 16 de Junho de 2021
Sessão aborda novas demandas da comunidade e enfrentamento à violência contra as mulheres
Fonte: ASSESSORIA CMC
ASSESSORIA CMC

Nesta terça-feira (15) os vereadores da Câmara Municipal de Coxim se reuniram para mais uma Sessão Ordinária online. Na oportunidade foram discutidas indicações com o objetivo de trazer melhorias para a população do município, além de tratar diversos temas importantes que implicam no cotidiano dos moradores de Coxim.

Na abertura dos trabalhos do grande expediente, o vereador Flávio Duarte solicitou como forma de indicação, mais celeridade na testagem e entrega dos resultados dos exames de Covid-19 que estão sendo realizados no município.

“Precisa ser feito algo em relação a isso. Tendo em vista que demora de 3 a 4 dias para saber o resultado. Sugiro que o município faça uma parceria entre o município e o governo do estado para agilizar esse processo. Detectar com mais rapidez, para retirar de circulação as pessoas que estão contaminadas”, explicou Flávio.

A mesma preocupação com a saúde, também foi bandeira levantada pelo vereador Carlos Henrique, que lamentou a falta de profissionais nos Postos de Saúde de Coxim. Carlos lembrou da última reunião que participou juntamente com o prefeito municipal, secretária de saúde e a gerente de atenção básica de Coxim. “Cobramos um planejamento estratégico da saúde. Sabemos que o dinheiro é curto, mas com planejamento dá para atender com qualidade e de forma humanizada”, explicou.

Somado a isso, o vereador Ademir Peteca também reforçou apoio junto ao executivo municipal onde mostrou um oficio protocolada pedindo um aumento no número de vacinas para o município de Coxim ao secretário de estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende.

Outra preocupação foi a iluminação pública. O vereador Zanon tomou parte de tocar no assunto e destacar a insegurança que os moradores sentem pela falta de iluminação em várias bairros da cidade. O presidente da Câmara, o vereador William Meira também somou com a indicação.

A bancada do Partido dos Trabalhadores, representada pela vereadora Marly Nogueira e Abilio Vaneli, colocou em discussão um tema também muito importante: O CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher). Segundo a vereadora Marly, o CRAM de Coxim foi regulamentado em 2015, mas segue hoje sem atendimento qualificado.

“Tiraram a psicóloga que atendia no CRAM, que para mim é uma das figuras mais importantes no CRAM. Nossas mulheres precisam ser melhores atendidas”, explicou a vereadora.

“É muito importante que o CRAM esteja em funcionamento, mas com toda sua equipe técnica. Para que possa oferecer o aparato completo para as mulheres vítimas de violência doméstica” concluiu Vaneli.