Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2021
Fevereiro Laranja e Roxo: a Câmara Municipal apoia essa causa!

Em moção verbal durante sessão ordinária, o Presidente da Câmara, Vereador William Meira, expressou a importância do apoio coletivo à campanha Fevereiro Laranja e Roxo, campanhas de conscientização à Leucemia, Lúpus, Fibromalgia e Mal de Alzheimer; com o intuito de informar e esclarecer sobre doenças de alta incidências na população.

Fevereiro Laranja

A cor Laranja representa a Leucemia que é um câncer que ocorre nos tecidos que formam o sangue, incluindo a medula óssea, o qual pode acometer pessoas em qualquer idade.

Existem mais de 12 tipos de leucemia e, geralmente, tem origem desconhecida.

Fevereiro Roxo

A cor Roxa representa a Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer. O Lúpus é um distúrbio que afeta o sistema imunológico aumentando, em excesso, a produção de anticorpos e provocando inflamações e lesões, as quais podem ser nos órgãos internos ou apenas na pele.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e a mais comum, com incidência de até 70% nos pacientes com a doença. O Lúpus afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes, com risco mais elevado durante a idade fértil.

A Fibromalgia é uma doença reumática que se caracteriza pela dor muscular crônica e generalizada, incluindo também alterações do humor, como ansiedade ou depressão, fadiga ou cansaço, alterações do sono, dores de cabeça, entre outros. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, de cada 10 pacientes com a doença, entre 7 e 9 são mulheres.

Já o Mal ou Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo de evolução progressiva e lenta, manifestada, principalmente, em pessoas com mais de 65 anos. O Ministério da Saúde informa que é a forma mais comum de demência em idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos.