Quarta-feira, 11 de Março de 2020
Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Fonte: Assessoria CMC
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Coxim realizou na noite desta terça-feira (10) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, onde cada vereador entregou moções de congratulação às personalidades femininas. A cerimônia contou com a presença da juíza Tatiana Dias de Oliveira Said, da assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, Amanda Albrecht, e da secretária de educação Raquel Singh.

Segundo o presidente da câmara, vereador Vladimir Ferreira, o evento homenageia as lutas, conquistas e desafios superados pelas mulheres, “mas também serve para fazermos uma reflexão sobre aquilo que ainda não foi alcançado, daquilo que ainda precisa ser superado para que tenhamos realmente uma sociedade igualitária”.

Em seu discurso, a assistente social Amanda Albrecht comentou que basta ligar a televisão ou acessar a internet para ter uma noção de que a violência contra a mulher no Brasil vem crescendo. “O Brasil está entre os 10 países que mais matam mulheres no mundo. Dentre esses assassinatos, mais de 90% estão relacionados à violência doméstica, dentro de casa, perpetrada pelos próprios companheiros dessas mulheres”.

Segundo Amanda, qualquer mulher pode sofrer algum tipo de violência a qualquer momento, independente de classe social, de escolaridade, de raça ou idade. “Pode acontecer desde uma agressão verbal. Muitas vezes ela [a violência] existe e a gente nem se dá conta”. Ela diz ainda que a maioria “esmagadora” dos atos de violência contra a mulher parte dos homens.

“Eles têm em comum o fato de serem cidadãos brasileiros, de estarem aqui na nossa sociedade machista, opressora, patriarcal, sexista e misógina, que diz para eles o tempo todo, desde que nasceram, que o homem tem poder sobre a mulher”. Conforme a assistente social, é preciso educar os meninos para que, desde pequenos, entendam que uma mulher nunca terá menos valor que um homem. “Busquem transformar essa sociedade através dos seus filhos”.

Já a juíza Tatiana Dias de Oliveira Said parabenizou a câmara pela iniciativa e fortaleceu a fala de Amanda. “Infelizmente os dados são alarmantes. Nos últimos 12 meses, um milhão e seiscentas mil mulheres foram vítimas de violência ou tentativa de estrangulamento no Brasil”. Em Mato Grosso do Sul, já foram registrados seis feminicídios em 2020. Apesar de uma medida protetiva não ter salvo a vida de uma professora de 28 anos, assassinada pelo ex-namorado no dia 1° de março em Campo Grande, Tatiana ressaltou a importância desse instrumento.

“As medidas protetivas já salvaram milhares de mulheres no Brasil. Em Campo Grande temos duas varas de violência doméstica com cinco mil processos cada. São 10 mil processos e cinco mil medidas protetivas. A maior parte das vítimas não tinha nenhuma medida protetiva contra o agressor, então o judiciário não tinha sequer conhecimento dessas agressões”.

A juíza comentou ainda que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é a única do país onde não há nenhuma deputada. “Onde ficam as políticas públicas voltadas para as mulheres. Elas são mais da metade da população brasileira mas representam somente 18% dos membros do Congresso, e no Executivo, do nosso presidente Bolsonaro, entre os 22 ministros, apenas dois cargos são ocupados por mulheres”.

Segundo Tatiana, a mulher enfrenta machismo em todas as esferas. “Somos impedidas de alcançar esses postos. Os cargos preenchidos parecem que são cotas. Não obstante, 54% de toda a mão de obra do mundo é formada por mulheres, e nosso salário ainda é 38% menor. Temos que pensar em políticas públicas para fortalecimento e empoderamento das mulheres, para que possam romper o ciclo de violência”.

Confira a lista das agraciadas com Moções de Congratulação na Sessão Solene desta terça:

VEREADOR ODES DA SILVA:

Ilda Aparecida Cometki São José

Maria Lima Silva Berro

VEREADOR ADELSON JANÚNCIO:

Fátima Joana da Silva Pedroso

Raphaela Leite Silveira

VEREADOR AMOACIR ALEXANDRE:

Andressa Rodrigues Crepaldi

Helena Maria Dodero Silva

VEREADOR MECIAS ALVES:

Elba Flávia de Oliveira P. da Silva

Tatiana Dias de Oliveira Said

VEREADOR ABILIO VANELI:

Dalva Maia da Silva Magalhães

Vilsinete Gomes Lopes

VEREADOR SINVAL BATISTA:

Sônia Alves da Silva

Izailda Cunha

VEREADOR CARECA DA ILUMINAÇÃO:

Larissa da Cruz Monteiro

Sirlei da Silva

VEREADOR CARLÃO DA TRIÂNGULO:

Lucileni Aparecida Pereira

Emília Cruz dos Santos

VEREADOR VLADIMIR FERREIRA:

Thereza Cristina Ferreira Pedro

Valdivina Saraiva da Paz

VEREADORA DINALVA MOURÃO:

Érika Nery Mourão Tonial

Cátia Araújo Softov

VEREADOR EDMIR CÂNDIDO:

Rosângela Pereira Moraes

VEREADORA LUCIA DA AAVC:

Suzana Gomes Vieira

Iraci Elias da Silva Lemes

VEREADOR MARQUINHOS VAZ:

Gabrielle Almeida de Campos

Luzia aparecida Domiciano de Oliveira

As fotos do evento estão disponíveis em nossa página no FACEBOOK
Endereço
Rua João Pessoa, 130 - Centro
Coxim / MS

Contato
  • (67) 3291-1539
  • Acesso Restrito