Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2020
Câmara realiza sessão inaugural de 2020 com a presença de prefeito e secretários municipais
Fonte: Assessoria CMC

Com a presença dos treze vereadores que compõem a Casa de Leis e participação do prefeito Aluizio São José, além de secretários municipais, a Câmara Municipal de Coxim realizou ontem (4) a Sessão Solene de Abertura do Ano Legislativo. Antes do início dos trabalhos, o presidente da câmara, vereador Vladimir Ferreira, convidou o Padre Fábio Antunes do Nascimento, da Diocese de Coxim, para realizar a benção de abertura.

Após a mensagem do pároco, o prefeito de Coxim falou em nome do poder executivo. Ele agradeceu aos vereadores pela oportunidade de discorrer sobre as atividades e metas que pretende cumprir e sobre o cenário administrativo. Agradeceu ainda pela relação respeitosa entre câmara e prefeitura, proporcionando, por meio do diálogo, a oportunidade de encurtar distâncias, levando em conta o interesse comum.

Ele destacou a importância do trabalho dos vereadores, que, por meio do exercício legislativo, buscam recursos e indicam melhorias, contribuindo para o bem-estar da população. “Os problemas chegam primeiro aqui na câmara, e é daqui que sai esse trabalho de interlocução, para que políticas públicas possam ser executadas e ampliadas em benefício da comunidade”, disse, lembrando que este é último ano da atual administração.

“Esse ano ainda continua sendo de vigilância, para que as medidas de contenção de gastos possam progredir ainda mais e alcançar o equilíbrio definitivo, sobretudo no que diz respeito à despesa com a nossa folha de pagamento”.

Após a exposição do prefeito, o presidente da Casa, Vladimir Ferreira, aproveitou seu tempo na tribuna para falar sobre a responsabilidade dos poderes legislativo e executivo até o final do presente ano. “Nós, que temos aqui um mandato, temos uma responsabilidade com a sociedade, que é, na medida das nossas possibilidades, dar respostas às demandas que a cidade apresenta. Tenho certeza que avançamos em alguns pontos, e assim tem sido ao longo da história de Coxim”.

Vladimir lembrou que, apesar de ter menos de 40 mil habitantes, o município abriga instituições de ensino conceituadas, como a UFMS, o IFMS e a UEMS, além de um hospital de grande porte, com centro de hemodiálise e tomografia. “Temos 13 unidades de ensino aqui, e nossa política de assistência social atende cerca de três mil famílias, seja por meio de programas do governo do estado, do governo federal ou do próprio município”.

Segundo o presidente da câmara, a principal meta a ser alcançada este ano é encontrar o equilíbrio fiscal, garantindo o pagamento dos servidores e a devida valorização dos mesmos. Ao mesmo tempo, é preciso retomar a capacidade de investimento do município. “Não podemos ficar à mercê de emendas do governo, temos que ter capacidade política e administrativa para executar obras com recursos próprios. É desafiador, porque Coxim tem muita demanda por serviço público, mas temos que enfrentar esse desafio”.

Por fim, Vladimir frisou que em breve a câmara realizará a reforma da Lei Orgânica municipal, discussão que será iniciada internamente e depois aberta à sociedade, que poderá opinar durante sessão específica.